Frio intenso derruba temperaturas na Europa e nos EUA

frio intenso EUA Europa
Christopher Furlong/Getty

A semana está sendo marcada por uma forte onda de frio em boa parte dos Estados Unidos e da Europa. Além dos termômetros mais baixos, nevascas foram registradas em diversos países, com destaque para o Reino Unido, que experimentou sua temperatura mais baixa desde 2010 na última 2ª feira (12/12).

O frio intenso dos últimos dias contrasta com o que vinha sendo até aqui uma temporada fria com temperaturas mais altas do que o normal. Com isso, a demanda por energia elétrica na Europa estava mais baixa do que em anos anteriores neste começo de dezembro, o que contribuiu para diminuir a pressão sobre o fornecimento de eletricidade em plena crise energética. De acordo com a Bloomberg, no entanto, o frio deve dar uma trégua na próxima semana, ao menos até o final do ano.

Bloomberg, BBC, CNN, NY Times e Reuters relataram os impactos das tempestades de neve no Reino Unido e em outros países europeus.

Já nos Estados Unidos, a situação é mais difícil na região central do país, com fortes nevascas, chuvas congelantes e inundações. Desde o noroeste do país até a Flórida, ao sudeste, muitos estão enfrentando condições críticas que podem resultar em desastres. Na Dakota do Sul, a expectativa é de que o acumulado de neve seja superior a 15 centímetros nos próximos dias. “É uma tempestade do tipo ‘não estamos brincando’”, afirmou o departamento de segurança pública do estado, citado pela Associated Press.

BBC, CNN, NY Times e Reuters também repercutiram a situação do frio nos EUA.

 

ClimaInfo, 14 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.