Emissões de termelétricas brasileiras cresceram 75%

termelétricas emissões
Agência Brasil

Um levantamento do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) mostrou que as emissões de gases de efeito estufa decorrente das usinas termelétricas brasileiras cresceram 75% no ano de 2021. O salto significativo está diretamente relacionado aos efeitos da crise hídrica do ano passado, que prejudicou a operação das hidrelétricas e forçou o uso das térmicas.

As 82 usinas movidas a carvão e gás natural identificadas pelo IEMA emitiram 55,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) no ano passado, em comparação com os 31,7 milhões emitidos em 2020. Por conta disso, a participação das termelétricas na matriz elétrica nacional subiu de 15% para 20% nesse período. Porém, mais da metade (51%) das emissões de GEE das termelétricas ficou concentrada em apenas 13 usinas: oito movidas a carvão mineral e cinco a gás natural.

Ao todo, essas usinas termelétricas geraram 95,8 TWh de eletricidade, dos quais 68,9 TWh foram produzidos a partir da queima de gás natural, o que corresponde a 72% do total. Já a geração a carvão mineral foi de 16,5 TWh, representando 17% da produção de eletricidade fóssil.

“Independentemente de crises hídricas, o aumento das emissões é uma tendência que deve continuar, pois cada vez mais termelétricas entram na matriz elétrica brasileira”, alertou Felipe Barcellos e Silva, um dos autores da análise.

Projeto Colabora e Valor repercutiram essas informações.

 

ClimaInfo, 16 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.