Rodrigo Agostinho é o novo presidente do Ibama

Ibama Rodrigo Agostinho
Divulgação

O deputado federal Rodrigo Agostinho será o novo presidente do Ibama. Ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e um dos líderes da Frente Parlamentar Ambientalista no Congresso Nacional, Agostinho teve seu nome confirmado pela ministra Marina Silva na última 6ª feira (13).

Prefeito do município de Bauru (SP) por dois mandatos, Agostinho tem décadas de atuação nos temas do meio ambiente e da conservação ambiental, tendo sido membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) por mais de 10 anos e integrante atual da Comissão Mundial de Direito Ambiental da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN). 

Em nota, o novo presidente do Ibama agradeceu a confiança e prometeu atuar pela reconstrução do órgão, um dos mais atacados pela sanha destruidora do antigo governo.

“Após tantas perseguições, assédios e erros estratégicos, vamos exercer a racionalidade. Nosso trabalho terá como foco prioritário o combate ao desmatamento; o fortalecimento da gestão pública socioambiental; a modernização das nossas estruturas e a defesa intransigente do meio ambiente equilibrado”, afirmou Agostinho. 

Agostinho só deve assumir o Ibama no começo de fevereiro, depois de terminado seu mandato como deputado federal. Enquanto isso, o órgão será liderado pelo servidor Jair Schmitt. Da mesma forma, o ICMBio também ficará sob responsabilidade interina de outro servidor, Marcelo Marcelino de Oliveira. 

No caso do ICMBio, a indicação de um novo presidente deve demorar um pouco mais: isso porque o governo criará um “comitê de busca” para fazer a seleção para o cargo. Segundo informou o Metrópoles, o comitê deverá apresentar uma lista tríplice à ministra Marina Silva, responsável pela indicação final.

Estadão, g1, Metrópoles, ((o)) eco e Valor repercutiram a indicação de Agostinho para o comando do Ibama. 

Em tempo: Ainda sobre indicações no novo governo, Giovana Girardi informou na Folha que o físico Ricardo Galvão, ex-presidente do INPE, deve ser confirmado nesta semana como novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Galvão é um dos cientistas brasileiros mais respeitados no exterior e ganhou destaque ao defender o INPE de ataques mentirosos do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre dados do desmatamento na Amazônia.

 

ClimaInfo, 16 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.