Mudanças climáticas estão impulsionando tráfico de seres humanos, alerta ONU

Um novo relatório do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (UNODC) revelou como a crise climática está intensificando um problema antigo e bastante desafiador: o tráfico de seres humanos.

O ponto de partida está nos deslocamentos provocados por eventos climáticos extremos, como tempestades e estiagens. A população mais pobre acaba ficando mais exposta aos impactos desses eventos e é forçada, na maior parte das vezes, a deixar suas casas e comunidades, engrossando as fileiras de pessoas que buscam refúgio em outro país.

Aproveitando essas circunstâncias, grupos criminosos acabam “recrutando” pessoas, com a promessa de serem levadas a países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e Europa. No entanto, elas acabam sendo submetidas a trabalhos forçados, como prostituição, além de atuar em outras cadeias criminosas, como a do tráfico de drogas.

O relatório abrange dados de 141 países e fornece uma visão geral dos padrões e fluxos do tráfico de pessoas em níveis global, regional e nacional, com base em casos de tráfico detectados entre 2017 e 2021. Complementarmente, o relatório inclui informações sobre mais de 800 processos judiciais sobre tráfico humano nesses países durante o período assinalado.

“Este relatório mostra como a pandemia [de COVID-19] aumentou as vulnerabilidades ao tráfico de pessoas, reduzindo ainda mais a capacidade de resgatar vítimas e levar os criminosos à justiça”, afirmou a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly. “Não podemos permitir que as crises aumentem a exploração [humana]. A ONU e a comunidade de doadores precisam apoiar as autoridades nacionais, principalmente nos países em desenvolvimento, para responder às ameaças do tráfico e para identificar e proteger as vítimas, especialmente em estados de emergência”.

A notícia é da RFI.

ClimaInfo, 30 de janeiro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.