PF mira empresa suspeita de “lavar” ouro garimpado na Terra Yanomami

28 de fevereiro de 2023
lavagem de ouro
Divulgação PF

A Polícia Federal realizou nesta 3ª feira (28/2) mais uma operação de combate aos financiadores do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A operação “Nau dos Quintos” cumpriu três mandados de busca e apreensão em Roraima de pessoas suspeitas de utilizarem uma empresa de materiais de construção para movimentar valores para aquisição de ouro de origem criminosa.

Segundo a PF, os suspeitos receberam valores de centenas de pessoas físicas e jurídicas relacionadas com o comércio de ouro – algumas, inclusive, alvos de investigações anteriores. O proprietário da empresa teria movimentado sozinho mais de R$ 160 milhões. No total, a PF estima que o grupo movimentou R$ 271 milhões em um período de quatro anos.

Essa é a terceira operação realizada pela PF contra pessoas e empresas suspeitas de envolvimento com o garimpo ilegal na Terra Yanomami no último mês. As ações fazem parte dos esforços do governo federal para expulsar garimpeiros e outros invasores do território indígena, cuja população ainda sofre com uma grave crise humanitária. A operação teve grande repercussão na imprensa, com destaque em Band, CNN Brasil, Estadão, g1, Metrópoles, O Globo e UOL, entre outros.

Já na Terra Yanomami, a retirada dos garimpeiros vem sendo encabeçada pelo IBAMA. O jornalista Tom Phillips, do Guardian, acompanhou o trabalho dos agentes ambientais na região do Xitei, uma das mais isoladas do território e alvo frequente dos garimpeiros em busca de ouro e cassiterita.

“Esta região foi absolutamente devastada”, lamentou Felipe Finger, comandante do Grupo Especial de Fiscalização (GEF) do IBAMA. “Existem aldeias que agora estão completamente cercadas pelo garimpo”. A reportagem publicou imagens que deixam evidente a destruição florestal causada pela atividade garimpeira no território Yanomami.

Já n’O Globo, Míriam Leitão destacou a colaboração “pontual e insignificante”, como disse uma fonte, das Forças Armadas às ações de retirada do garimpo da Terra Yanomami. Isso tem dado fôlego aos garimpeiros que insistem em permanecer na reserva, como o ataque a uma base federal no rio Uraricoera na semana passada deixou evidente.

Em tempo: O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve definir o destino da comissão temporária sobre a crise Yanomami, que foi “sequestrada” pelos senadores pró-garimpo de Roraima. De acordo com Chico Alves no UOL, uma das ideias discutidas com os outros parlamentares do colegiado, os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Eliziane Gama (PSD-MA) é a adição de outros três parlamentares ao grupo, de forma a diluir o controle da bancada de RR. Como abordado aqui, os senadores sugerem a possibilidade de abandonar a comissão caso não haja nenhuma mudança em sua composição.

ClimaInfo, 1º de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar