Imposto sobre exportação causa polêmica no mercado de petróleo

6 de março de 2023
impostos exportação petróleo
José Cruz / Agência Brasil

A taxa de 9,2% sobre a exportação de petróleo produzido no Brasil, que valerá até 30 de junho, movimentou o mercado brasileiro de óleo e gás. O tributo é uma compensação pela reoneração parcial de PIS/COFINS e CIDE sobre gasolina e etanol, determinada na Medida Provisória 1.163/2023, publicada no Diário Oficial da União em 1º de março.

A questão, porém, é bem mais ampla que a criação de um imposto, criticado por Adriano Pires, no Estadão, e questionado por Edison Fernandes, no Valor. Envolve a concessão de subsídios aos combustíveis fósseis por parte do governo, como trata a Veja; a política de precificação de gasolina, diesel e demais derivados de petróleo pela Petrobras, como dito pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, no Estadão, e por especialistas ouvidos pela Agência Brasil; e a criação de um fundo de estabilização de preços, como propõe o ex-ministro Henrique Meireles, no Estadão.

Outro foco de atenção é a disposição da petroleira brasileira em investir na transição energética. Em sua primeira entrevista coletiva como presidente da Petrobras, após a divulgação dos resultados da empresa, Jean Paul Prates afirmou que o novo comando da companhia vai apostar na transição energética. Entretanto, ressaltou que a companhia não vai deixar de investir na produção de petróleo e gás natural, informa o Metrópoles.

“A produção de óleo e gás ainda precisará prover a energia necessária ao planeta e, sobretudo, ao país e à sociedade brasileira. A produção de petróleo não vai desaparecer de uma hora para outra. Durante algumas décadas, ainda conviverão as energias de fontes fósseis e as renováveis”, disse o CEO da estatal petrolífera.

Enquanto isso, na discussão sobre a reforma tributária no Congresso Nacional, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que coordena o grupo de trabalho sobre o tema na Câmara, afirmou que os combustíveis terão um imposto “seletivo”, com “viés da economia verde”. De acordo com o Metrópoles, Lopes disse que o novo imposto vai “respeitar a competitividade entre combustíveis fósseis e etanol”.

Em tempo: O deputado federal Alberto Gaspar (União-AL) apresentou um projeto de lei semana passada que pretende impedir que empresas envolvidas em desastres ambientais repassem seus lucros aos acionistas, informa a coluna Painel S.A., da Folha. Gaspar cita as tragédias de Mariana e Brumadinho como justificativa para o projeto. Segundo o texto, os recursos devem ser usados no pagamento de indenizações e outras compensações, até que as vítimas sejam totalmente ressarcidas.

ClimaInfo, 7 de março de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar