Mesmo com dificuldades, negociadores querem acordo sobre fundo para perdas e danos na COP28

COP28 perdas e danos
REUTERS / Akhtar Soomro

A primeira rodada de discussões do grupo de transição responsável por estruturar o futuro fundo para compensação por perdas e danos, realizada na semana passada no Egito, deixou evidente o tamanho do desafio que os negociadores confrontarão nos próximos meses para chegar a um acordo até a COP28.

Como a Reuters assinalou, ao menos na substância, as divisões entre países ricos e pobres nessa discussão permanecem as mesmas. Pelo lado dos governos desenvolvidos, existe a preocupação de que o novo fundo não resulte em compromissos financeiros adicionais e que ele obtenha recursos por outras fontes, como instituições multilaterais de desenvolvimento e até mesmo governos de países emergentes, como a China.

Já pelo lado dos governos em desenvolvimento, a preocupação é a inversa: garantir que os países ricos coloquem mais dinheiro na mesa, compatível com a responsabilidade histórica dessas nações pela crise climática. Outra preocupação é não restringir a possibilidade de acesso a esses recursos apenas aos mais vulneráveis, contemplando todos os países em desenvolvimento.

O encontro da semana passada não mexeu nesses posicionamentos. Ao mesmo tempo, a urgência ressaltada pelo IPCC e por episódios recentes sobre os efeitos de eventos climáticos extremos nos países mais pobres e vulneráveis parece ter alinhado ao menos uma expectativa: aos trancos e barrancos, a esperança segue sendo a de termos um fundo estruturado até o final do ano.

“[O fundo] será criado? Espero que sim e assumo que sim, e é para isso que estamos trabalhando”, afirmou Mohamed Nasr, principal negociador do Egito nas discussões sobre perdas e danos. “Será que vamos entregá-lo? Acho que é uma questão de quão complexo será esse fundo e quais serão as modalidades de gestão e de funcionamento”.

O tempo curto para se chegar a um denominador comum é um desafio em si mesmo. Exatamente por isso, os negociadores decidiram programar um encontro adicional, além dos três inicialmente previstos, na segunda quinzena de outubro, poucas semanas antes da COP28 nos Emirados Árabes Unidos. Climate Home e Folha também abordaram as expectativas em torno das negociações do fundo para perdas e danos antes da COP28.

ClimaInfo, 3 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.