Petrobras licita plataformas para ampliar oferta de gás natural no Nordeste

6 de abril de 2023
Petrobras gás Nordeste
Tomaz Silva/Agência Brasil

A Petrobras lançou uma licitação para afretar dois navios-plataforma (FPSO) que vão produzir petróleo e gás natural no projeto Sergipe Águas Profundas, na Bacia de Sergipe-Alagoas, a cerca de 100 km da costa sergipana. De acordo com a petroleira, as unidades vão ser estratégicas para ampliar a disponibilidade do gás nacional. Além disso, abrem uma nova fronteira de produção de hidrocarbonetos na região Nordeste, ressalta o Valor.

“O projeto Sergipe Águas Profundas se destaca pelas reservas expressivas, com potencial de impulsionar a oferta de gás natural no país e reduzir nossa dependência à importação desse insumo”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em comunicado à imprensa.

Prates ainda afirmou que o gás natural é “o combustível essencial de transição energética. Não só por sua versatilidade de aplicação, como fonte de energia para as mais diversas indústrias, e previsibilidade de entrega, mas principalmente por sua eficiência em emissões”, complementou o executivo.

Os FPSOs SEAP I e SEAP II terão capacidade de produzir até 120 mil barris de petróleo por dia cada um. Quanto ao gás natural, uma das unidades terá capacidade para 10 milhões de m³/dia, e a outra, 12 milhões de m³/dia, de acordo com a epbr.

Prates ainda disse que o gás natural é “o combustível essencial de transição energética”. Talvez para a transição para mais carbono, não é Prates?

Em dezembro de 2021, foi declarada a comercialidade de sete campos em águas profundas na Bacia de Sergipe-Alagoas: Agulhinha, Agulhinha Oeste, Budião, Budião Noroeste, Budião Sudeste, Cavala e Palombeta. Todas as áreas são operadas pela Petrobras. Em algumas delas, a petroleira brasileira tem como sócias a IBV Brasil Petróleo; em outras, a indiana ONGC.

Os poços para a produção na região serão perfurados em profundidades maiores que 2.500 metros. Entretanto, a Petrobras não informou quando se dará o início da operação dos navios-plataforma na região.

Os planos da Petrobras para Sergipe também foram noticiados por Agência Brasil, Poder 360, g1, Estadão, InfoMoney e Reuters.

Em tempo 1: A estocagem subterrânea de gás natural e carbono entrou na mira da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A estatal vai contratar uma consultoria externa para mapear, a partir deste ano, as áreas mais promissoras para estocagem de gás, com um capítulo dedicado à captura, armazenamento e utilização de carbono (CCUS) no Brasil. O início da pesquisa está previsto para o segundo semestre, com duração de 18 meses. O contrato inclui um estudo para políticas e regulação, com  referências internacionais sobre estocagem subterrânea; e um inventário de áreas para a atividade no Brasil, em campos depletados (já totalmente produzidos); além da avaliação de alvos para CCUS, detalha a epbr. Vale lembrar que o CCUS não contribui para reduzir a temperatura global – só evita que ela suba ainda mais. Afinal, tirar o carbono do fundo do poço e enterrá-lo no fundo de outro poço não altera a concentração na atmosfera.

Em tempo 2: Especialistas do IBAMA e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) fizeram uma inspeção nas instalações da Usina Nuclear Angra 1, em Angra dos Reis (RJ), informa o g1. A vistoria foi feita para avaliar os danos causados por um vazamento de água contaminada na Baía de Itaorna, no entorno da planta. O vazamento ocorreu em setembro de 2022, mas a Eletronuclear só o comunicou às autoridades 20 dias depois. No entanto, o IBAMA disse que soube do lançamento da água contaminada por uma denúncia anônima, e não pela operadora de Angra 1.

ClimaInfo, 6 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar