IBAMA apreende 3 mil cabeças de gado em áreas embargadas na Amazônia

IBAMA apreende gado
IBAMA

O IBAMA apreendeu cerca de 3 mil cabeças de gado em propriedades rurais com desmatamento ilegal no Amazonas e no Pará. Os proprietários tinham sido notificados para retirada dos animais das terras embargadas, o que não foi feito.

As apreensões aconteceram no âmbito da Operação Retomada nos municípios de Lábrea e Manicoré, no Amazonas, e em Pacajá, no Pará. De acordo com o IBAMA, o valor do rebanho apreendido pode superar R$ 10 milhões. Até a última 5ª feira (13/4), 27 pessoas tinham recebido notificação determinando a retirada do gado dessas áreas, que totalizam 25 mil hectares.

“O objetivo do embargo é possibilitar a recuperação da floresta. Caso as irregularidades permaneçam, serão aplicadas novas autuações e os rebanhos poderão ser apreendidos e destinados a programas sociais”, destacou o IBAMA.

A fiscalização também está analisando outras áreas com indícios de desmatamento ilegal na Amazônia, como os municípios amazonenses de Humaitá, Apuí e Boca do Acre, onde pecuaristas também já foram notificados para retirado do rebanho de áreas embargadas.

Como bem explicou o Amazonas Atual, a apreensão e a perda de bens e produtos relacionados a infrações ambientais são medidas previstas na Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998) e regulamentadas pelo Decreto nº 6.514/2008.A ação do IBAMA foi amplamente repercutida na imprensa, com destaques na Agência Brasil, Correio Braziliense, g1 e Metrópoles, entre outros.

ClimaInfo, 17 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.