Acabar com combustíveis fósseis é solução para a crise climática, diz presidente da Colômbia

19 de abril de 2023
gustavo-petro
Divulgação

A crise climática pode ser resolvida com o fim da extração de petróleo, carvão e gás. Poderia ser uma frase óbvia, não fosse o fato de ter sido dita por Gustavo Petro, presidente da Colômbia – país que viu sua economia crescer nos últimos tempos justamente por ampliar a exploração de petróleo e gás natural.

“Acreditar que se possa resolver a crise climática com reflorestamento, com revitalização das florestas (…) não é verdade”, afirmou o governante colombiano, na sessão de abertura do Fórum Indígena das Nações Unidas. Para Petro, a solução é “parar de extrair petróleo, carvão e gás”.

O líder colombiano pediu “medidas pragmáticas”, que passam pela paz mundial e “decisões de transição imediata para economias descarbonizadas”. “Que a dívida seja trocada por ação climática, que os estados possam reduzir seu endividamento para que possa surgir um espaço financeiro público que permita avançar resultados climáticos concretos”, propôs.

“Não é que esteja pregando a grande revolução contra o grande capital”, observou Petro. Mas “não podemos esperar do mercado, do capital, a solução para a crise climática” porque levou “40 anos […] para nos convencer de que o mercado pode resolver tudo”, sentenciou.

A participação no Fórum Indígena das Nações Unidas foi a primeira etapa da visita de Gustavo Petro aos Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente Joe Biden. Sua participação no encontro foi noticiada por UOL, IstoÉ, Estado de Minas e Correio do Povo.

Em tempo: O tipo de estudo proposto por ambientalistas – e com apoio público da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE) – a ser executado antes de uma decisão sobre a perfuração na Bacia da Foz do Amazonas está parado há três governos, relata a epbr. Até o momento, foram contratadas Avaliações Ambientais de Área Sedimentar (AAAS) para as bacias marítimas de Sergipe e Jacuípe; e para o Solimões (AM), em terra. Consultorias ambientais entregaram as informações aos órgãos da União, mas os atos necessários para concluí-las caíram nos “revogaços” de 2019, no governo do inominável.

ClimaInfo, 19 de abril de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar