PF e IBAMA iniciam expulsão de invasores da Terra Indígena Karipuna

14 de maio de 2023
Terra Indígena Karipuna
Polícia Federal

Uma operação conjunta da Polícia Federal, do IBAMA e da FUNAI realizada na última 5ª feira (11/5) iniciou a retirada de invasores da Terra Indígena Karipuna, em Rondônia. Investigações conduzidas pela PF nos últimos meses identificaram ao menos 12 focos de desmatamento associados à extração ilegal de madeira, além de loteamento ilegal de áreas dentro do território.

De acordo com a PF, a madeira extraída ilegalmente da Terra Karipuna era comercializada por 20 madeireiras e serrarias da região com o uso da falsificação de documentos referentes à origem da mercadoria. Como é usual nestes crimes, os criminosos “esquentavam” a madeira por meio de emissões e transferências simuladas de créditos virtuais do Sistema de Documento de Origem Florestal (SISDOF), utilizando laranjas e planos de manejo fraudulentos em Rondônia e em outros estados.

Carlos Madeiro destacou no UOL uma das surpresas encontradas pelos agentes federais em Karipuna: uma madeireira completa dentro do território, dotada inclusive de painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica. Foram encontradas também outras 20 estruturas industriais de pequeno porte.

Até a última 6ª feira, ao menos uma pessoa tinha sido presa em flagrante pelos agentes, além de 12 madeireiras indiciadas e 14 empresas autuadas. Mais de 7 mil m3 de madeira foram apreendidos, além da aplicação de multas que somam R$ 1,5 milhão.

Agência Brasil, CNN Brasil, Folha e g1 também abordaram a ação contra invasores na Terra Karipuna.

Em tempo 1: As Terras Indígenas são fundamentais para o combate ao desmatamento e a proteção florestal no Brasil. No entanto, as áreas recém-demarcadas pelo governo federal terão desafios para resistir à pressão externa pela devastação. O g1 publicou análises do WWF-Brasil e do MapBiomas que revelam que cinco dos seis novos territórios indígenas – Arara do Rio Amônia (AC), Avá-Canoeiro (GO), Rio dos Índios (RS), Kariri-Xocó (AL) e Tremembé da Barra do Mundaú (CE) – apresentam tendência de alta no desmatamento nos últimos anos, puxada principalmente por grileiros, garimpeiros e madeireiros.

Em tempo 2: O g1 noticiou que o prefeito de São Félix do Xingu (PA), João Cleber de Souza Torres, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) sob a acusação de ter beneficiado a ação de garimpeiros ilegais na Terra Indígena Apyterewa, a mais desmatada do Brasil em 2019 e 2020. Além do político, o MPF denunciou Raimundo Pereira dos Santos Neto, um capitão da reserva do Exército e ex-coordenador regional da FUNAI na gestão Bolsonaro, e Gaspar Francisco da Silva, um grileiro. Segundo o MPF, João Cleber teria permitido a abertura de uma estrada dentro do território para facilitar o escoamento do minério de origem ilegal.

ClimaInfo, 15 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar