Clima extremo: recorde de calor no noroeste dos Estados Unidos e do Canadá

clima extremo EUA
Climate Reanalyzer/University of Maine

As mudanças climáticas estão fazendo o verão chegar com mais de um mês de antecedência no noroeste da América do Norte. As temperaturas na região estão bem acima das normalmente observadas mesmo no final de julho, auge da estação no Hemisfério Norte. E temperaturas recordes deverão continuar atingindo toda a região durante grande parte desta semana.

No domingo (14/5), vários locais na costa pacífica quebraram recordes diários de temperatura. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou que recordes de temperatura em várias cidades de Washington e Oregon foram estabelecidos ou empatados no fim de semana, de acordo com dados preliminares, relata o Axios.

O Aeroporto de Seattle-Tacoma registrou 31,6oC. A título de comparação, a máxima normal da cidade no final de julho é de cerca de 26,1oC. “Hoje [segunda-feira] será o quarto dia consecutivo com máximas acima de 27oC para Seattle. Isso vai empatar o recorde de mais dias consecutivos com máximas de 27oC ou mais no mês de maio”, informou o escritório do Serviço Nacional de Meteorologia na cidade.

Devido às condições climáticas habituais da região, muitas pessoas no noroeste do Pacífico não têm ar-condicionado. E com as temperaturas mínimas noturnas esquentando também, o corpo não consegue se recuperar facilmente do calor diurno, que provocou alertas para mais de 10 milhões de pessoas em todo o noroeste e partes da Califórnia Central, segundo a CNN.

No Canadá, de acordo com o Washington Post, a expectativa é de temperaturas generalizadas de 30oC a 35oC em locais subárticos do norte da província de Alberta, que vem sofrendo com incêndios florestais. Isso deve provocar novos recordes de temperatura em Fort McMurray, Edmonton e Saskatoon.

Global News, CBC, New York Times, The Weather Channel e USA Today também repercutiram a onda de calor que vem atingindo a costa pacífica dos EUA e Canadá.

Em tempo: A Ásia também arde em calor. As principais cidades da China emitiram alertas de calor, com a capital, Pequim, esperando uma temperatura de 36oC na segunda-feira (15/5).  O país se prepara para um calor recorde que pode ameaçar o fornecimento de eletricidade e as lavouras, destaca a Reuters. Desde março, várias regiões chinesas sofrem com ondas de calor.  Já Singapura registrou a temperatura mais alta em 40 anos, com os termômetros chegando a 37oC no sábado (13/5), com perspectivas de manutenção das condições de seca e calor, informa a Bloomberg. Na Malásia, pelo menos 14 casos de insolação foram relatados pelo Ministério da Saúde na sexta (12/5), e o governo espera que o número de vítimas aumente devido ao clima quente, também segundo a Bloomberg.

ClimaInfo, 16 de maio de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.