El Niño retorna com força e deve agravar efeitos do aquecimento global

11 de junho de 2023
El Niño 2023 previsões

Depois de quatro anos sem dar as caras, o fenômeno climático El Niño voltou a ocorrer, aquecendo as águas do Pacífico Central. A confirmação foi dada pelo Centro de Previsão Climática da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (CPC/NOAA) dos Estados Unidos na última 5a feira (8/6).

Havia a expectativa de que El Niño ocorresse em algum momento no segundo semestre de 2023. No entanto, de acordo com a NOAA, as condições já podem ser vistas e devem se fortalecer gradualmente nos próximos meses, ganhando mais potência a partir de setembro e outubro.

“Dependendo de sua força, o  El Niño pode causar uma série de impactos, como aumentar o risco de chuvas fortes e secas em determinados locais do mundo”, explicou Michelle L’Heureux, cientista do CPC/NOAA. “A mudança climática pode exacerbar ou mitigar certos impactos relacionados ao El Niño. Por exemplo, ele pode levar a novos recordes de temperatura, principalmente em áreas que já experimentam temperaturas acima da média durante o fenômeno.”

Como a formação de El Niño no ciclo atual aconteceu antes do esperado, os meteorologistas indicam uma probabilidade significativa (56%) de que o fenômeno seja forte, com 25% de chances de atingir proporções gigantescas. Ou seja, existe uma grande possibilidade de 2023 fechar como o ano mais quente já registrado, superando os recordes de 1998 e 2016.

No Brasil, o El Niño costuma intensificar as chuvas na Região Sul, com uma redução das precipitações no Norte e Nordeste. Assim, o Rio Grande do Sul, estado que vive uma forte estiagem há anos, pode ter uma temporada chuvosa mais intensa no próximo verão, enquanto a Amazônia pode enfrentar um período mais seco, o que pode favorecer a disseminação de queimadas na floresta.A volta do El Niño foi abordada por diversos veículos, com destaque para CNN Brasil, Estadão, Folha, g1 e VEJA, além da MetSul. No exterior, a notícia foi repercutida por AFP, Al-Jazeera, Bloomberg, CBS News, Reuters e Washington Post, entre outros.

ClimaInfo, 12 de junho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar