Suíça anuncia doação para o Fundo Amazônia

Fundo Amazônia Suiça
Valter Campanato / Agência Brasil

Mais um país aderiu ao Fundo Amazônia, principal instrumento internacional de financiamento para projetos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira. Na última 4ª feira (5/7), representantes do governo da Suíça confirmaram que o país pretende destinar recursos ao Fundo. O valor da doação não foi detalhado.

“Tenho o prazer de anunciar que a Suíça vai contribuir para o Fundo Amazônia. A primeira contribuição será nas próximas semanas. Queremos lançar essa parceria com o Brasil e outros países”, disse o conselheiro federal da Confederação Suíça, Guy Parmelin. O anúncio foi feito ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin durante o Fórum Brasil-Suíça de Investimentos e Inovação em Infraestrutura, em Brasília.

Ao Estadão, o embaixador suíço no Brasil, Pietro Lazzeri, afirmou que o valor da doação será definido nos próximos dias. “A contribuição suíça reforça nossos compromissos existentes, como o financiamento de fundos globais para o clima (GEF e CIF), o apoio ao Fundo Amazônia e outros programas em prol da sustentabilidade”, disse Lazzeri.

Retomado em janeiro passado, depois de quatro anos congelado, o Fundo Amazônia é visto como estratégico pelo governo Lula para retomar as parcerias internacionais e ampliar a disponibilidade de recursos para projetos ambientais. Criado em 2009 com recursos de Noruega e Alemanha, o mecanismo tem atraído novos financiadores nos últimos meses, como Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia.

O apoio da Suíça ao Fundo Amazônia teve ampla repercussão na imprensa, com manchetes na Agência Brasil, CartaCapital, g1, Metrópoles, Poder360, TV Cultura e VEJA, entre outros.

ClimaInfo, 7 de julho de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.