Um grande deslizamento de terra no oeste indiano, resultado de tempestades que atingem a região, matou 16 pessoas até a noite de 5ª feira (20/7). Segundo autoridades locais, cerca de 100 pessoas ainda estavam sob a lama quando as operações de resgate foram temporariamente interrompidas.
A terra cedeu no meio da noite na remota aldeia montanhosa de Irshalwadi, no estado de Maharashtra, a cerca de 60 km de Mumbai. O deslizamento destruiu várias casas e soterrou muitos dos moradores da localidade. As equipes de resgate procuraram desaparecidos por mais de 12 horas sob fortes chuvas e neblina, desviando de grandes pedras que caíam pela encosta da montanha, informa a Reuters.
Moradores temem que o número de mortos seja maior, relata a Al Jazeera. “Não contamos exatamente os cadáveres, mas de acordo com minha estimativa, havia cerca de 60 a 70. Dos quais enterramos cerca de 12 a 14 corpos lá mesmo”, disse o socorrista voluntário Santosh Kumar Kumar.
A vila atingida pelo deslizamento abriga pelo menos 225 pessoas. Autoridades estavam transportando escavadeiras por via aérea para ajudar as equipes de resgate, que percorreram 2,4 km da rodovia mais próxima para chegar à vila. Segundo o New York Times, em algumas áreas o acúmulo de destroços têm até nove metros de altura.
Para piorar, o Departamento Meteorológico da Índia prevê que as fortes chuvas continuarão em Mumbai e arredores pelas próximas 24 horas, inundando áreas baixas e colocando em risco as pessoas, informa a Bloomberg. Há alertas para vários distritos de Maharashtra. Em Mumbai, escolas fecharam, e a força federal de resposta a desastres está ajudando nas operações de resgate e socorro na cidade.
DW, France24, ABC e Independent também trataram da tragédia na Índia.
ClimaInfo, 21 de julho de 2023.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.