INMET deixa oito estados sob alerta de perigo por onda de calor

Brasil onda de calor
INMET

Com máximas acima de 5ºC em relação à média, o INMET coloca boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste em alerta laranja por calor intenso.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) para oito estados brasileiros por causa da forte onda de calor estacionada no centro-sul do país. A área sob alerta abrange os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo em sua totalidade, além de partes do Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná e Tocantins.

De acordo com o INMET, esse aviso é emitido quando as temperaturas máximas excedem em pelo menos 5ºC a média histórica do período. A intensidade do aviso está relacionada com a persistência do calor (em número de dias consecutivos), e não os desvios de temperatura absoluta em si.

A expectativa é de que diversas localidades do Brasil registrem temperaturas na casa dos 40ºC nos próximos dias. A região mais afetada pelo calor intenso é a Centro-Oeste, onde os municípios do Pantanal poderão experimentar temperaturas de até 45ºC. O calor também será forte em pontos do Sudeste, como o interior e a capital paulista, além da região metropolitana do Rio de Janeiro.

“Não temos como relacionar cada onda de calor e cada evento extremo às mudanças climáticas”, afirmou a climatologista Karina Bruno Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao Estadão. “Mas já sabemos que, de forma sistêmica, os eventos extremos estão cada vez mais intensos e frequentes, sobretudo os eventos extremos de calor.”

CNN Brasil, Estadão, Folha, ((o))eco, Metrópoles, O Globo, TV Cultura e UOL, entre outros, abordaram os efeitos do calor e o alerta do INMET.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.