China e EUA se reaproximam em conversas climáticas antes da COP28

John Kerry e Xie Zhenhua
Twitter John Kerry @ClimateEnvoy

Apesar da rivalidade geopolítica crescente, representantes de China e EUA se encontram para alinhar expectativas e facilitar a próxima rodada de negociações internacionais na COP28.

A poucas semanas da Conferência de Dubai, os enviados especiais de Estados Unidos e China para o clima se reuniram nesta semana na Califórnia com o objetivo de intensificar o diálogo entre os dois maiores emissores de gases de efeito estufa do planeta. O encontro é mais um esforço de Washington e Pequim para retomar a cooperação bilateral em matérias de clima, que atravessou um período de instabilidade nos últimos anos por conta de divergências políticas e disputas estratégicas entre as duas nações.

O norte-americano John Kerry e o chinês Xie Zhenhua celebraram o encontro e destacaram os esforços bilaterais para garantir que a COP28 seja bem-sucedida. “Tivemos discussões abrangentes e construtivas com a China nos últimos cinco dias, e chegamos a um entendimento comum em diversas questões”, disse Kerry em um post no XTwitter.

Apesar da celebração, nenhum dos lados ofereceu detalhes do que foi realmente discutido no encontro. Fora o anúncio do plano chinês para redução e controle das emissões de metano, lançado durante as conversas na Califórnia, não houve nenhuma declaração direta, colocando em dúvida as reais intenções de ambas as nações.

Por isso, a falta de detalhes pode ser intencional: como a Bloomberg observou, tanto China quanto EUA estão em posições divergentes em diversos tópicos da agenda de negociação de Dubai, especialmente em matéria de financiamento climático e ambição.

Em parte, a retomada do diálogo entre Pequim e Washington é fruto do relacionamento entre Kerry e Xie. Juntos, eles costuraram em 2014 uma declaração conjunta que preparou o terreno para as negociações do Acordo de Paris no ano seguinte. Mais recentemente, na COP26 de 2021, o encontro entre os negociadores veteranos serviu não apenas para iniciar a reaproximação diplomática entre os dois países, mas também para destravar alguns pontos das negociações em Glasgow.

A COP28 de Dubai, aliás, poderá ser a última em que os dois participarão como representantes de seus países. Xie deve se aposentar no final do ano, por conta de problemas de saúde que o debilitaram nos últimos meses. A Bloomberg informou que o governo chinês deve nomear o diplomata Liu Zhenmin, experiente nas negociações climáticas, para o posto de enviado especial. Já Kerry, que completará 80 anos de idade na COP, deve seguir no cargo até o ano que vem, quando termina o mandato atual do presidente Joe Biden.

O South China Morning Post também abordou o encontro entre Kerry e Xie antes da COP28.

 

ClimaInfo, 10 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.