Dia Internacional da Mulher

dia internacional da mulher
Hagerty Ryan/Pixnio
A mulher que mais sofre com o clima é quem mais luta por ele.

Estudo recente da FAO mostra que as mulheres têm mais perdas financeiras por causa das mudanças climáticas que os homens em áreas rurais. A pesquisa ainda constatou que poucos planos governamentais para lidar com a crise climática e promover estratégias de adaptação levam em consideração as vulnerabilidades específicas das mulheres do campo.

Não é de hoje que a ciência comprova que as mulheres são um dos grupos mais vulneráveis aos eventos climáticos extremos, que estão cada vez mais intensos e frequentes devido às mudanças climáticas. A crise climática também aumenta a violência contra mulheres e meninas. E nos fóruns globais que debatem soluções para os problemas climáticos, as mulheres são alijadas das posições de comando. A comissão organizadora da COP29 é um recente exemplo disso. Por isso, as poucas  mulheres que lideram a luta contra as mudanças climáticas e por uma sociedade mais justa social e economicamente, elas precisam ser reconhecidas e valorizadas.

 A luta pelo clima é também uma luta pela equidade de gênero. Que só terminará quando todas as mulheres do mundo, sem exceção, tiverem voz e vez – e direito a uma vida justa e digna.

 

Mulheres em ação climática

A websérie “Prefeitas”, desenvolvida pelo Instituto Alziras, está com mais um episódio no ar. “Mulheres em Ação Climática” enfoca o trabalho de prefeitas brasileiras para a construção de cidades de baixo carbono e mais resilientes aos efeitos das mudanças climáticas. O filme pode ser assistido aqui.

No total, a série terá seis curta-metragens, com depoimentos sobre as trajetórias, os desafios vividos e o trabalho político das mulheres no comando de cidades do país. Para desenvolvê-la, o Instituto Alziras conta com a parceria da Confederação Nacional de Municípios, da Frente Nacional de Prefeitos e da Associação Brasileira de Municípios. A produção é da Tear Filmes.

__________
ClimaInfo, 8 de março de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.