Grécia controla maior incêndio florestal do ano, mas segue com calor extremo

15 de agosto de 2024
calor intenso fortes ventos Grécia incêndios florestais
PxHere

Fogo consumiu mais de 10 mil hectares perto de Atenas e causou uma morte; temperatura alta e seca se mantêm na Itália e nos Balcãs.

Depois de quase uma semana, as autoridades da Grécia confirmaram que conseguiram controlar o maior incêndio florestal registrado no país em 2024. O incêndio queimou cerca de 10 mil hectares nos arredores da capital, Atenas, e resultou na morte de uma mulher. Mesmo com o fogo controlado, o tempo quente e seco ainda preocupa os gregos, que temem mais uma tempestade desastrosa de fogo neste verão.

Como destacou a Reuters, a Grécia está em alerta máximo de incêndio nesta semana, com temperaturas máximas na casa dos 40ºC. A intensidade dos ventos também preocupa, já que esse foi um dos fatores que contribuíram decisivamente para a disseminação do incêndio em Atenas, que cresceu rapidamente no último final de semana.

O incêndio danificou 22 empresas e destruiu pelo menos 78 casas. Vilarejos ao norte e nordeste de Atenas tiveram de ser evacuados ao longo da semana para evitar mortes. A ação não impediu que o fogo ceifasse ao menos uma vida, a de uma operária que morreu no último domingo (11/8). A Associated Press deu mais detalhes.

Uma das suspeitas é que um curto-circuito em um cabo de energia defeituoso tenha sido o gatilho do incêndio em Atenas, de acordo com a Reuters. A empresa operadora da rede elétrica grega, no entanto, afirmou não ter encontrado evidências de mau funcionamento que possa explicar a origem do fogo.

Enquanto isso, a onda de calor que assola a Europa Mediterrânea deve se manter intensa nos próximos dias. Segundo a Bloomberg, há alertas de calor em vigor para a Itália, incluindo as ilhas de Sicília e Calábria, e a maior parte dos Balcãs. Ao mesmo tempo, os ventos vindos do Mar Egeu podem intensificar o risco de fogo na Grécia e em países vizinhos, como Albânia e Macedônia do Norte.

Já nas ilhas Baleares, na Espanha, chuvas torrenciais inundaram estradas, forçaram pessoas a deixar suas casas e cancelaram as operações aéreas em Mallorca. A agência meteorológica espanhola AEMET emitiu um alerta de chuva extrema para o norte da ilha, com potencial para 180 milímetros de precipitação em 12 horas nesta 5ª feira (15). Os alertas de tempestade também abrangem a Riviera Francesa. A notícia é da Reuters.

Em tempo: Do outro lado do Atlântico, o foco está no furacão Ernesto. A expectativa é de que ele ganhe força nesta 6ª feira (16) e se torne um grande furacão de categoria 3, mas chegue às Bermudas no sábado (17) ligeiramente mais fraco, como furacão de categoria 2. Associated Press, Bloomberg e Reuters deram mais informações.

 

ClimaInfo, 16 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar