Tempestade tropical Trami deixa mais de 130 mortos e desaparecidos nas Filipinas

tempestade Trami
Philippine Space Agency- @PhilSpaceAgency

Tormenta atingiu o centro do Vietnã domingo (27/10), ameaçando provocar fortes chuvas e inundações perigosas, após deixar um rastro de destruição e morte nas Filipinas.

Mais de 130 pessoas morreram ou estão desaparecidas após a passagem da tempestade tropical Trami pelo noroeste das Filipinas no fim de semana. A tormenta avançou para o Vietnã, atingindo o centro do país no domingo (27/10), onde também ameaça provocar chuvas fortes e inundações.

As consequências de Trami nas Filipinas foram “horríveis” e um período de “tremenda perda”, disse o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr. em uma postagem no Facebook no sábado (26/10). A tormenta causou inundações e deslizamentos de terra e forçou dezenas de milhares de pessoas a evacuarem suas casas, relata o Washington Post.

Segundo a Folha, o país contabilizava 76 mortes anteontem. As inundações – causadas por chuvas torrenciais que, em apenas dois dias, atingiram 391,3 milímetros, o equivalente a dois meses de precipitação em algumas áreas – deixaram moradores presos nos telhados de vilarejos completamente submersos, enquanto as equipes de resgate tentavam salvá-los.

Equipes de resgate estavam mergulhando em um lago e vasculhando vilarejos isolados para localizar dezenas de pessoas desaparecidas, informa a Al Jazeera. A tempestade tropical ainda forçou mais de meio milhão de pessoas a fugir de suas casas.

Já no Vietnã,  a precipitação em várias partes das províncias de Quang Binh a Quang Nam provocada por Trami deve chegar a 600 mm, de acordo com a Reuters. Chuvas intensas também são esperadas para atingir as Terras Altas Centrais, a principal região produtora de café do país.

 

ClimaInfo, 28 de outubro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.