Confirmado: 2024 será o ano mais quente da história e superará limite do Acordo de Paris

As estimativas do observatório europeu Copernicus indicam que a temperatura média global em 2024 será 1,6°C acima da média pré-industrial, novo recorde histórico de aquecimento.
9 de dezembro de 2024
2024 ano mais quente da história superará limite Acordo de Paris
Leonardo Marçal

O recorde histórico global de calor de 2023 durou apenas um ano. De acordo com o observatório europeu Copernicus, é praticamente certo que 2024 será o ano mais quente já registrado. Mais do que isso: a temperatura média global neste ano deve superar a marca de 1,5°C de aquecimento em relação aos níveis pré-industriais, o limite mais ambicioso definido pelo Acordo de Paris para conter as mudanças climáticas.

Em novembro, a temperatura média global de superfície registrada pelo Copernicus foi de 1,62°C acima dos índices pré-industriais. Com os dados agregados desde janeiro, a projeção é de que a temperatura média global para o ano ficará 1,6°C além do patamar de meados do século XIX, excedendo o recorde estabelecido em 2023 de 1,48°C.

A média dos últimos 12 meses (dezembro de 2023 a novembro de 2024) já indicam esse quadro. Nesse período, a temperatura média global ficou 0,73°C acima da média de 1991-2020 e 1,61°C acima do nível de 1850-1900. Considerando os últimos 17 meses, novembro de 2024 foi o 16º mês em que a temperatura média superou 1,5°C de aquecimento em relação aos níveis pré-industriais.

No último ano, os efeitos do fenômeno El Niño ajudaram a potencializar os eventos de calor intenso ao redor do mundo. Entretanto, desde o final do 1º semestre de 2024, as águas do Oceano Pacífico Central estão sob influência do fenômeno La Niña, que deveria ajudar a conter o calor. A baixa intensidade do La Niña, associada aos impactos persistentes do calor do El Niño e do aquecimento global causado pela concentração crescente de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre, não foi capaz de segurar a escalada da média de temperatura em 2024. 

“Com os dados do Copernicus para o penúltimo mês do ano, podemos agora confirmar com virtual certeza que 2024 será o ano mais quente já registrado e o primeiro ano-calendário acima de 1,5°C. Isso não significa que o Acordo de Paris foi violado, mas enfatiza que a ação climática ambiciosa é mais urgente do que nunca”, afirmou Samantha Burgess, diretora-adjunta do serviço de mudanças climáticas do Copernicus, citada pela Folha.

Os dados do Copernicus para a temperatura média global em novembro também foram destacados por Associated Press, Bloomberg, Guardian, Reuters e RFI, entre outros.

 

 

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar