Governo federal declara estado de emergência por risco de incêndios em 2025

Medida permite contratação emergencial de brigadistas e facilita adoção de estratégias de enfrentamento às queimadas, que atingiram patamar recorde no ano passado.
28 de fevereiro de 2025
queimadas 2024
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil pegou fogo em 2024. Com secas históricas e calor extremo em várias regiões, os incêndios florestais, quase todos causados por ação humana, devastaram a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado.

Para evitar que a tragédia se repita, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, assinou na 5ª feira (27/2) uma portaria declarando estado de emergência em áreas mais suscetíveis a incêndios florestais neste ano e nos primeiros meses de 2026.

O documento especifica quando cada região vulnerável ao fogo deve enfrentar seca mais intensa, período em que o risco de incêndio é maior. O estado de emergência permite a contratação emergencial de brigadistas e facilita a adoção de estratégias de enfrentamento às queimadas, que atingiram patamar recorde no Brasil no ano passado, lembra a Folha.

“Com essa informação, os agentes públicos terão de tomar as medidas necessárias para agir em conformidade com o risco que está posto. Muito trabalho, muita ciência, muita reunião, todo um processo de reestruturação do sistema de enfrentamento a essas emergências climáticas”, afirmou Marina.

O governo também anunciou aumento de 25% no número de brigadistas em relação ao ano passado, com mais de 4,6 mil profissionais, informa o g1

Serão 231 brigadas florestais federais espalhadas pelo país, detalhou o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho. A estrutura de prevenção e combate ao fogo prevê ainda 15 helicópteros, dois aviões de transporte, dez aviões para lançamento de água, 340 camionetas operacionais, 199 veículos especializados e 50 embarcações.Agostinho ainda disse que as previsões da meteorologia para este ano “não são confortáveis”. Os dados no momento indicam que a crise das queimadas não deve ser do tamanho do ano passado, mas preocupa. O Pantanal apresenta o pior cenário, relata a Agência Brasil.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Desafios e soluções

Aqui você terá acesso a conteúdo que permitirão compreender as consequências das mudanças climáticas, sob os pontos de vista econômico, político e social, e aprenderá mais sobre quais são os diferentes desafios e as possíveis soluções para a crise climática.
15 Aulas — 7h Total
Iniciar