
O grupo de ativistas climáticos Follow This, que detém ações petroleiras, confirmou que não apresentará nenhuma resolução climática na temporada de assembleias de acionistas dessas empresas em 2025. A decisão se deve à falta de apoio de investidores.
Será a primeira vez desde 2016 que o Follow This não apresentará resoluções climáticas em encontros de acionistas das petroleiras, informam Guardian, Net Zero Investor, Responsible Investor e Energy Now. Houve anos em que o grupo obteve apoio de 80% dos investidores na Phillips; 60% na Chevron; cerca de um terço na Exxon e na Shell; e cerca de um quinto na BP, detalha a Reuters.
O Follow This culpou “a mudança no cenário político” – leia-se “Donald Trump e sua campanha anticlimática na presidência dos Estados Unidos – e “a reação contra investidores preocupados com o clima” pela decisão. O grupo destacou vários estados dos EUA que tomaram medidas legais contra investidores por apoiarem ações climáticas, bem como a recente decisão dos reguladores do país de abandonar as regras de divulgação de investimentos climáticos.
Esses desafios, combinados com as tensões comerciais globais, deixaram os investidores “incertos sobre como proceder com a ação climática”, explicou o grupo. “As resoluções dos acionistas foram cruciais para obrigar cinco grandes petroleiras a definir metas de redução de emissões, mas a maioria dos investidores institucionais está relutante em usar seu poder de voto”, ressaltou o fundador do Follow This, Mark van Baal.
Apesar do freio, van Baal disse que a missão do grupo permanece inalterada. E que o Follow This continuará a dialogar com os investidores para entender por que eles não usam seus direitos de acionistas para exigir mudanças nas empresas em que investem.No ano passado, a Exxon processou a Follow This e a Arjuna Capital por apresentarem uma resolução relacionada ao clima. O juiz Mark T. Pittman, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte do Texas, rejeitou o processo, mas somente depois que os réus retiraram a resolução e prometeram não reapresentar uma semelhante, nem ajudar outros acionistas a fazê-lo.