Enfrentar desigualdade é fundamental para combater crise climática, diz pioneira em estudos de atribuição

Para cientista, Justiça Climática só será alcançada com fissuras nas estruturas de poder da sociedade pós-colonial.
12 de maio de 2025
desigualdade justiça climática
Dulana Kodithuwakku/Unsplash

A relação entre mudanças climáticas e desigualdade social aparece de forma clara nos estudos da climatologista alemã Friederike Otto. À frente do grupo World Weather Attribution (WWA), a pesquisadora vem acompanhando como as populações marginalizadas e comunidades pobres sofrem os impactos mais severos da crise climática, a despeito de serem os menos responsáveis por ela.

Os efeitos são particularmente graves para as mulheres, observou Otto em entrevista à Folha. Elas assumem a maior parte do trabalho de cuidado durante eventos extremos – são responsáveis por buscar água em períodos de seca, cuidam de crianças e idosos durante desastres, e muitas vezes trabalham em condições mais precárias.

Quando ocorrem enchentes ou outros eventos extremos, as mulheres têm menos acesso a sistemas de alerta e informações, o que aumenta sua vulnerabilidade. Além disso, pesquisas mostram que quando mulheres controlam os recursos para reconstrução, há maior probabilidade destes serem investidos em resiliência familiar e comunitária.

Para Otto, a adaptação climática ainda é insuficiente e mal-direcionada e os sistemas existentes frequentemente falham em proteger os grupos como idosos e populações rurais. Ela também critica a abordagem atual que prioriza soluções técnicas em vez de sistemas simples e acessíveis.

Para superar essa situação, a cientista propõe uma mudança radical na forma de enfrentar a crise climática, integrando conhecimentos científicos de diferentes áreas. “Estamos começando a ver pesquisadores não ficarem mais tão enclausurados em seus silos. (…) O ideal é que cada pesquisa busque integrar essas diferentes perspectivas”, destacou Otto.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar