Êxodo climático: um terço da população de Tuvalu pede visto para a Austrália

Milhares de pessoas do país insular do Pacífico ameaçado pela elevação do nível do mar entram na seleção que concede vistos a 280 cidadãos por ano.
29 de junho de 2025
tuvalu refugiados climáticos austrália
Winston Chen / Unsplash - montagem ClimaInfo

Em apenas quatro dias, mais de 3 mil cidadãos de Tuvalu – quase um terço da população do pequeno país insular, localizado no Oceano Pacífico – solicitaram um visto climático para viver na Austrália. O país está oferecendo vistos a 280 cidadãos de Tuvalu a cada ano, em um acordo de migração climática que Canberra anunciou como “o primeiro desse tipo em qualquer lugar do mundo”, informou o Guardian.

Como destacaram Folha, O Globo e RFI, a pequena Tuvalu é uma das nações do mundo mais ameaçadas pela crise climática. Dois dos nove atóis que compõem o país já foram encobertos pelo mar, e os cientistas temem que os demais desapareçam em 80 anos.

Embora o visto não mencione as mudanças climáticas, o tratado que o criou é enquadrado no contexto da “ameaça existencial representada” por estas. É por isso que o tratado foi descrito como o primeiro acordo bilateral do mundo sobre êxodo climático, lembrou o site The Conversation.

O elevado número de pedidos pode surpreender muitos, considerando que havia múltiplas preocupações em Tuvalu quando o tratado foi anunciado. Mesmo assim, alguns analistas previram que todos os cidadãos eventualmente se candidatariam, para manter suas opções em aberto.

A BBC explicou que, caso sejam bem-sucedidos, os portadores do visto Pacific Engagement receberão residência permanente por tempo indeterminado na Austrália, com a possibilidade de viajar livremente para dentro e para fora do país. O visto também fornecerá suporte na chegada à Austrália, como acesso ao sistema médico do país, subsídios para cuidados infantis e a possibilidade de estudar em escolas, universidades e instalações vocacionais com os mesmos subsídios que os cidadãos australianos.

Com a seleção para vistos aberta até 18 de julho, mais pessoas de Tuvalu ainda podem se candidatar. E, apesar do programa ser considerado uma iniciativa inovadora à migração forçada pelas mudanças climáticas, ele gera temores de uma possível fuga de talentos jovens de Tuvalu.

SCMP, Gizmodo e New Scientist também noticiaram o pedido massivo de vistos climáticos de cidadãos de Tuvalu à Austrália.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar