Inundações causam destruição e matam mais de 60 pessoas no Quênia

Enquanto a capital afunda em enchentes, comunidades no nordeste queniano enfrentam uma seca prolongada, que dizimou meios de subsistência.
16 de março de 2026
inundações quênia
Nairobi/KDF

Subiu para 66 o número de mortos devido às chuvas extremas e inundações no Quênia. Segundo informou a polícia no domingo (15/3), a capital do país, Nairóbi, foi a área mais afetada, com 33 vítimas fatais. Mais de 2 mil famílias foram desalojadas, informa a Folha.

No dia 6 de março, chuvas extremas causaram o transbordamento dos rios  Nairobi e Ngong, inundando bairros e transformando as principais ruas de Nairóbi em rios. O cenário se repetiu anteontem, mas dessa vez sem vítimas fatais, conta o All Africa. Cerca de 20% da cidade (696 km²) consiste em terrenos baixos que são severamente afetados durante as inundações.

Além de causarem grandes congestionamentos em importantes vias da cidade, as chuvas também interromperam voos do Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, em Nairóbi, o maior aeroporto da África Oriental.

Em entrevista ao Down to Earth, o diretor de armazenamento de água e controle de enchentes do Ministério da Água, Saneamento e Irrigação do Quênia, Martin Ngaa, afirmou que as inundações se tornaram um desafio cada vez mais frequente na capital. Rápida urbanização, sistemas de drenagem obsoletos e obstruídos e chuvas mais intensas sobrecarregam a infraestrutura local.

Apesar de citar diversas soluções verdes para resiliência climática do país, Ngaa detalha apenas planos para expandir o sistema de informações e alertas meteorológicos, que não andam na velocidade desejada devido às restrições de financiamento. Outro esforço feito pelo governo é atualizar o plano diretor de drenagem de Nairóbi.

“O que o Quênia está vivendo agora não é uma catástrofe isolada. Enquanto Nairóbi afunda nas enchentes, comunidades no nordeste do país enfrentam uma seca prolongada que dizimou meios de subsistência e secou fontes de água”, disse o Greenpeace África em um comunicado. “São duas faces do mesmo sistema climático quebrado, e o Quênia está enfrentando ambas ao mesmo tempo”.

Segundo o Sky News, o Quênia não foi o único país da região afetado. Foram decretados três dias de luto na Etiópia após a morte de 80 pessoas devido a deslizamentos de terra. Outras 3.461 foram deslocadas. 

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar