Bolsonaro e Mourão batem cabeça sobre expropriação de terras desmatadas ilegalmente

13 de novembro de 2020

Mais uma vez, a dupla presidencial parece não estar falando a mesma língua. Depois do Estadão revelar que o Conselho da Amazônia, sob comando de Mourão, estava discutindo uma proposta de emenda constitucional que previa regras para expropriar propriedades rurais e urbanas com registros de queimada e desmatamento ilegais, o presidente Bolsonaro “subiu nas tamancas” e criticou-a duramente.

“A propriedade privada é sagrada, não existe nenhuma hipótese neste sentido. Se alguém levantar isso aí, eu simplesmente demito do governo. A não ser que esta pessoa seja indemissível”, disse Bolsonaro. O vice teve que engolir a seco a negativa do presidente, criticando o vazamento da proposta para a imprensa. “Algum mal-intencionado pegou e entregou esse documento completo para um órgão de imprensa que agora diariamente solta algumas pílulas dessa natureza”, acusou Mourão. Bem que o presidente poderia ser igualmente contundente na defesa do meio ambiente e das áreas de proteção ambiental, não?

A troca de gentilezas foi destacada por Estadão, G1, O Globo e Valor.

Em tempo: Enquanto Bolsonaro consagra o direito à propriedade acima da responsabilização por crimes ambientais, um levantamento do Greenpeace mostrou que, às margens da BR-163, no Pará, 62% das florestas públicas não destinadas estão registradas ilegalmente como áreas privadas. A análise identificou 2.968 registros de propriedade no Cadastro Ambiental Rural (CAR) sobrepostos a áreas de floresta não destinadas, totalizando 965.367 hectares. Será que o presidente também acha que terra grilada é mais “sagrada” do que terra protegida? A Folha trouxe mais dados sobre o levantamento.

 

ClimaInfo, 13 de novembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar