Líderes da UE tentam resolver impasses sobre a meta climática do bloco

Governos europeus concordam em prosseguir com a meta de 2040, mas deixam os detalhes para os ministros aprovarem em reunião em novembro.
24 de outubro de 2025
União Europeia ambição climática
rawpixel

A União Europeia, um dos maiores emissores de gases de efeitos estufa do mundo, continua sem uma meta climática para chamar de sua e apresentar na COP30, que acontece em pouco mais de duas semanas. Os líderes nacionais se reuniram nesta 5ª feira (23/10) e concordaram em estabelecer uma meta de emissões para 2040. Mas a decisão, mais uma vez, ficou para depois.

O debate de ontem se concentrou em como alinhar as metas climáticas com as prioridades econômicas do bloco. Segundo o POLITICO, os líderes expressaram sua frustração com a transição verde do bloco. No final, concordaram com uma linguagem que não exigia mudanças específicas na legislação climática.

Mesmo concordando em prosseguir com a meta de 2040, os líderes deixaram os detalhes para os ministros de meio ambiente e clima do bloco aprovarem em uma reunião em 4 de novembro. Tarefa desafiadora, explica a Reuters, já que os líderes não resolveram os principais pontos de discórdia das negociações, incluindo qual parcela da meta de redução de 90% das emissões os países podem atingir comprando créditos de carbono estrangeiros.

Em uma das questões mais polêmicas do Conselho Europeu, de acordo com a Bloomberg, os líderes concordaram com uma série de “condições favoráveis” para ajudar as montadoras e outras indústrias em dificuldades, especialmente aquelas com alto consumo de energia, disse um porta-voz do conselho. Eles também sinalizaram que as regras verdes seriam menos restritivas para “facilitar o caminho” para a neutralidade climática até 2050.

As conclusões finais da cúpula foram acordadas sem alterações em relação ao rascunho preparado pelos diplomatas esta semana, embora poucos países tenham ficado inteiramente satisfeitos com o resultado. “Equilíbrio clássico, todos igualmente insatisfeitos”, disse um diplomata.

O encontro de líderes da UE ocorreu um dia após os ministros de meio ambiente e clima se reunirem para discutir a meta climática e adiarem novamente uma decisão sobre as metas nacionais de emissões para 2035 e 2040, informa a Euronews. Um “jogo de empurra” criticado pelo WWF, que reforça que a meta de 90% de redução das emissões, e sem compensações em créditos, é o mínimo que o bloco deve fazer.

“Os ministros do meio ambiente passaram o bastão de 2040 para os líderes europeus, e eles o devolveram imediatamente. É hora de acabar com esse jogo de passar a bola e de alguém tomar uma decisão, para que a UE não apareça em Belém de mãos vazias”, disse Alex Mason, chefe de Clima e Energia do WWF UE.POLITICO, Earth.org e Bloomberg noticiaram a (não) meta climática da UE.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar