Noruega, o maior mercado per capita de veículos elétricos no mundo

veículos elétricosA Noruega atingiu a maior penetração de mercado de veículos elétricos no mundo em função de sua política de veículos elétricos “sem exceção”. O governo norueguês está discutindo novos planos para descontinuar os carros a gasolina e atingir 100% de veículos elétricos até 2025.

 

29% dos novos carros registrados na Noruega são elétricos, o maior nível mundial de participação de mercado dos carros elétricos. Quase 40%  dos carros de passeio registrados em 2016 foram híbridos, elétricos ou a combustível hidrogênio. Em dezembro de 2016, a Noruega  tinha  mais de 100.000 carros elétricos movidos a bateria nas ruas, para uma população de 5,2 milhões de pessoas.

 

A Noruega planeja  descontinuar  totalmente os carros a gasolina. O país espera  ter 400.000 veículos elétricos nas ruas até 2020 e  pretende  que 100% das vendas seja de veículos elétricos de zero emissão até 2025.

 

O setor de transportes é responsável por  cerca de 30%  das emissões de dióxido de carbono da Noruega. O  sistema de eletricidade norueguês é 99% alimentado de modo renovável por  hidrelétricas. A frota de veículos elétricos da Noruega utiliza por volta de 5-6% da produção anual hidrelétrica, reduzindo as  emissões de monóxido de carbono  anuais por volta de 200.000 toneladas. O Plano Nacional de Transporte 2018-19  pretende  diminuir em 50% as emissões de dióxido de carbono de todas as formas de transporte até 2030.

 

O governo apresentou uma série de políticas designadas para tornar os veículos elétricos mais atrativos aos consumidores, incluindo  incentivos , tais como redução e isenções de tarifas e passagem livre em pedágios rodo e ferroviários. Veículos elétricos são  isentos  de taxas de aquisição de veículos, que vale por volta de NOK 100.000 (US$ 11.600), bem como de 25% de taxas de valor agregado (VAT) em compras de carro e zero VAT em leasings. A Noruega  planeja  manter esses esquemas de taxação para veículos elétricos operando até o ano de 2020.

 

Motoristas de veículos elétricos podem também utilizar as faixas de ônibus e táxis. Até 2016, a Noruega oferecia  estacionamento gratuito  para proprietários de carros elétricos, com  carga  frequentemente oferecida de graça por serviços públicos. Em 2016, a Noruega possuía mais de 6.600  pontos públicos de carga  por todo país. A  maior estação de carga de veículos elétricos do mundo – uma parceria entre a Fortum e a Tesla – está localizada próximo a Oslo. O govermo norueguês também possui  um programa de financiamento de estações de carga-rápida a cada 50 km nas estradas principais, e contribui com o desenvolvimento de incentivos para pontos de carg públicos. Os pontos de carga-rápida podem carregar um Nissan Leaf a 80% em  menos de 30 minutos.