O impacto global do carvão e o compromisso da maior carvoeira do mundo

20 de fevereiro de 2019

Pesquisadores da universidade ETH Zurich publicaram na Nature um artigo sobre as térmicas a carvão no mundo. Eles modelaram os impactos das quase 8 mil usinas existentes, sobretudo as emissões de dióxido de carbono, material particulado, dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio e mercúrio. Com isso, identificaram os locais que mais sofrem com estas emissões. Na Índia, no Leste Europeu e na Rússia, há uma combinação infernal entre plantas antigas com baixa eficiência de queima e de remoção de poluentes com um carvão de qualidade mais baixa. Christopher Oberschelp, autor-líder do trabalho, diz que “mais da metade dos impactos sobre a saúde (causados pelas emissões de térmicas a carvão) podem ser atribuídos a apenas 10% das plantas. Elas deveriam ser modernizadas ou fechadas o mais rapidamente possível.”

Em tempo 1: a Glencore, a maior exportadora mundial de carvão térmico, anunciou que limitará a produção de carvão e irá alinhar seus negócios com as metas de do Acordo de Paris. A decisão foi tomada em decorrência das pressões de investidores preocupados com a mudança do clima. A empresa espera que o anúncio eleve o preço do carvão e que, assim, a limitação da produção não necessariamente traga prejuízos ao negócio. A Bloomberg e o Financial Times deram a notícia.

Em tempo 2: a Mitsubishi, por sua vez, decidiu vender sua participação em duas minas de carvão australianas. O ato da empresa também responde a pressões de investidores, principalmente de fundos de pensão e de investimento, que estão procurando se afastar do mundo do carvão.

 

Boletim ClimaInfo, 21 de fevereiro de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar