O movimento jovem que busca mudar o mundo

15 de março é a data escolhida por jovens de dezenas de nações para a Fridays For Future, uma greve escolar que exigirá dos governos ações concretas e transformadoras para a contenção do aquecimento global. O que começou há dois anos com uma sueca de 15 anos, cresceu e se transformou em cerca de 500 eventos que acontecerão em, no mínimo, 51 países de todos os continentes. “Unidos, nos levantaremos em 15 de março e muitas outras vezes, até vermos justiça climática. Exigimos que os líderes mundiais assumam a responsabilidade e resolvam esta crise. Vocês falharam conosco antes. Mas a juventude deste mundo começou a se mover e não vamos parar nunca”. O The Guardian produziu uma bela matéria a respeito.

Nos EUA, um movimento um pouco mais antigo disparou várias ações judiciais contra governos e virou trend topic na semana passada, quando um grupo de jovens de entre 12 e 16 anos foi até o Senado norte-americano pedir aos senadores que aprovem o Green New Deal. O vídeo da discussão que tiveram com a senadora democrata pela Califórnia, Dianne Feinstein, viralizou, com os manifestantes se mostrando respeitosos, mas desafiadores. O pessoal da Intercept contou a história do encontro e o site Democracy Now trouxe uma entrevista com dois deles que vale a pena ler. O New York Times conta que, sob pressão de ativistas e manifestantes, a cúpula dos Democratas decidiu, enfim, se mexer, mas mantendo um olho no desenrolar da campanha presidencial de 2020.

Dias atrás, a chanceler alemã, Angela Merkel, insinuou que a Rússia estaria por trás do movimento dos jovens estudantes: “todas essas crianças de repente pensando na mudança climática sem interferência externa é difícil imaginar (…) A Europa tem inimigos e a guerrilha digital da Rússia pode ser sentida através de todos os países europeus.” Neste final de semana, Merkel recuou, passando a apoiar as manifestações e dizendo que os estudantes devem estar frustrados com a demora do abandono da geração de energia baseada no carvão.

O site da FridaysForFuture traz um mapa com a localização dos eventos programados. No Brasil, estão programadas manifestações nas cidades do Rio de Janeiro e Mogi das Cruzes, São Paulo.

 

Boletim ClimaInfo, 7 de março de 2019.