Projetos de infraestrutura aumentam as ameaças à Amazônia

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A BR-319 (a Manaus-Porto Velho) é um dos projetos prioritários de um governo com poucos projetos, apesar da oposição feita por organizações que preveem a atração da mesma dinâmica de desmatamento gerada pela construção de outras estradas como a BR-163 e a própria Transamazônica. Antes mesmo da conclusão do asfaltamento da BR-319, surgiram denúncias de abertura ilegal de ramais que atravessam áreas protegidas.

Philip Fearnside, no Amazônia Real, diz que os indígenas estão alarmados “com a possibilidade de violência pelos construtores do ramal e a provável invasão da área por grileiros e outros agentes do desmatamento.”

Dom Phillips, do The Guardian, foi conhecer a região onde o governo quer alavancar o projeto Barão do Rio Branco, que consiste em esticar a BR-163 em direção ao Suriname. Para tal, o projeto prevê a construção de uma ponte de quase 2 km sobre o Rio Amazonas, em Óbidos, e a construção de uma estrada de mais de 500 km onde, hoje, só se encontram uma floresta virgem, Terras Indígenas e Parques Nacionais. Phillips conversou com moradores que receiam perder o que, para eles, é um paraíso. O prefeito de Óbidos, Francisco Alfaia, é um dos que não gosta da ideia. Ele trabalhou como gerente de banco em Altamira quando da construção da usina de Belo Monte. “Vão transformar a nossa cidade em um monte de favelas ao mesmo tempo que crescerão a prostituição e os roubos.” O projeto Barão de Rio Branco também prevê a construção de uma grande hidrelétrica no rio Trombetas, na margem esquerda do Amazonas.

Fernanda Wenzel e Marcio Isensee e Sá, d’O Eco, falaram com Assuero Doca Veronez, presidente da Federação de Agricultura do Acre, que cravou a frase “O Acre não tem minério, não tem potencial turístico, o que tem são as melhores terras do Brasil. Só que esta terra tem um problema, uma floresta em cima”. Na nossa visão, o problema parece ser outro.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2020.

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