Petroleira russa transfere operações venezuelanas para governo russo

29 de março de 2020

A gigante fóssil russa, a Rosneft, anunciou que estava encerrando suas operações na Venezuela e que havia colocado seus ativos no país à venda. A Rosneft era um dos principais compradores do petróleo venezuelano, respondendo por ⅔ das exportações do país.

A Venezuela segue sofrendo com o embargo imposto por Trump. Segundo o New York Times, os EUA baixaram sanções sobre duas subsidiárias da Rosneft por estarem ajudando o governo de Nicolás Maduro. O porta-voz da Rosneft citou essas pressões ao anunciar o encerramento das suas operações.

Quem comprou os ativos foi uma estatal russa. O embaixador russo na Venezuela, Sergey Melik-Bagdasarov, postou em seu Twitter uma mensagem aos venezuelanos e ao seu governo: “Não se preocupem! Trata-se de uma transferência dos ativos da Rosneft diretamente para o governo russo”.

A notícia foi publicada também pelos UOL, O Globo, Isto É, Financial Times e Bloomberg, dentre outros.

 

ClimaInfo, 30 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar