Em meio a recorde de temperaturas, Ártico sofre com explosões subterrâneas e contaminação

Ártico explosão

Uma enorme explosão na tundra congelada do Ártico siberiano deixou uma cratera de 50 metros de profundidade na península de Yamal, na Rússia. Causada por um acúmulo de gás metano, a explosão lançou blocos de solo e gelo a centenas de metros.

De acordo com cientistas, a “bolha” de metano seria resultado do derretimento do permafrost, camada de solo congelada característica das regiões árticas. Sem o gelo, o gás metano que ficou milhões de anos retido debaixo da terra é liberado – algumas vezes, de forma violenta.

Este verão tem sido marcado por temperaturas muito elevadas em todo o Ártico. Além do degelo do permafrost, o calor está alimentando incêndios florestais massivos na Sibéria e reduzindo ainda mais a cobertura congelada no Oceano Ártico.

Para os animais que vivem na região, o calor está causando impactos graves. Por exemplo, The Barent Observer destacou o caso das renas, que anteciparam em mais de um mês seu movimento migratório entre o mar e a tundra interior. Com os rios descongelados, a travessia tem sido problemática para os filhotes, com muitos se afogando ou sendo abandonados pelo grupo.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)