NOAA: setembro de 2020 foi o mais quente da história

NOAA

A queda calculada em 8,8% nas emissões globais de CO2 provocada pela pandemia não teve impacto imediato nem significativo na tendência geral. Os últimos dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos EUA confirmaram uma constatação feita no começo do mês pela agência climática Copernicus, da União Europeia: setembro de 2020 foi o mais quente já registrado no mundo. De acordo com a NOAA, as temperaturas globais foram em média 15,97oC no mês passado, superando os recordes anteriores em 2015 e 2016. A temperatura observada em setembro passado foi 1,75oC superior à média do século XX.

Com isso, os cientistas norte-americanos estimam que 2020 tem quase 65% de chances de superar o ano de 2016 como o mais quente já registrado na história; ainda assim, caso ele não consiga superar essa marca, certamente 2020 figurará entre os três primeiros dessa lista.

Pelas estimativas da NOAA, já são 44 setembros consecutivos em que a temperatura superou a média do século XX e 429 meses consecutivos sem um mês mais frio do que o normal. Nem mesmo o fenômeno La Niña, que resfria a porção central do Oceano Pacífico e costuma puxar as temperaturas para baixo, foi capaz de fazer frente à tendência de aquecimento do planeta.

Em tempo: Cientistas italianos combinaram modelagens climáticas e registros fósseis em busca de pistas para explicar a extinção de espécies de hominídeos no passado, como os neandertais. Os resultados apontaram para uma correlação entre a variação do clima e mortes de massa desses ancestrais do ser humano: pelo menos três espécies – Homo erectus, Homo heidelbergensis e Homo neanderthalensis – perderam uma parte significativa de seu nicho climático (ou seja, das condições climáticas favoráveis à sobrevivência) pouco antes de se extinguirem. Publicado na Cell Press, o estudo também foi destacado pelo The Independent.

 

ClimaInfo, 16 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)