Governo britânico intervém em projeto polêmico de nova mina de carvão

nova mina de carvão

Pressionado dentro e fora do Reino Unido pelo polêmico projeto de uma mina de carvão no norte da Inglaterra, o governo do Reino Unido decidiu assumir a responsabilidade sobre a análise do empreendimento, retirando essas atribuições das autoridades locais. Por determinação do ministro para o governo local, Robert Jenrick, o projeto da mina de Cumbria será analisado por um inquérito público liderado pelo gabinete do primeiro-ministro Boris Johnson, com o objetivo de analisar os impactos da mina sobre os compromissos climáticos do Reino Unido.

Segundo o Guardian, a decisão surpreendeu o governo local de Cumbria, que já tinha decidido no mês passado pela suspensão temporária do projeto, mas que tinha garantia do governo britânico sobre sua autoridade nesse tema.

A mina de carvão proposta para Cumbria virou motivo de críticas públicas ao governo Johnson, que se prepara para recepcionar a Conferência da ONU sobre Clima em novembro, na cidade de Glasgow (COP26). Segundo os críticos, a proposta solapa qualquer pretensão do Reino Unido de se tornar uma liderança climática global e prejudica a posição dos negociadores britânicos na busca por mais ambição nos compromissos nacionais sob o Acordo de Paris. Financial Times e Reuters também destacaram essa notícia.

Em tempo: No Climate Home, Isabelle Gerretsen elenca cinco políticas do premiê britânico Boris Johnson que estão atentando contra o projeto de liderança climática do país nas negociações em Glasgow: incentivos para a aviação civil sem contrapartidas climáticas; o polêmico projeto da mina de carvão de Cumbria; os cortes no orçamento para ajuda externa; o fim do subsídio para habitações verdes; e o congelamento do imposto sobre gasolina e diesel pelo 11º ano consecutivo. Já no Guardian, Larry Elliott também questionou os cortes nos programas de apoio externo e destacou como isso contradiz o discurso verde de Johnson.

 

ClimaInfo, 15 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)