Fiscalização zero: multas ambientais caem 93% na Amazônia sob Bolsonaro

19 de julho de 2021

Diferentemente do desmatamento e das emissões de carbono do Brasil, que só cresceram desde a chegada de Bolsonaro ao Palácio do Planalto, a fiscalização ambiental praticamente desapareceu sob a atual gestão. O Estadão mostrou dados de um levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que indicaram uma queda abismal de 93% (44 processos com multas pagas) no número de autuações do IBAMA em 2019 e 2020, os dois primeiros anos do governo Bolsonaro, na comparação com a média dos quatro anos anteriores (688 multas quitadas).

Mudanças nas regras internas do ministério do meio ambiente e na legislação dificultaram o trabalho de campo dos fiscais e paralisaram o andamento administrativo das multas. Quem ganhou com isso foram os criminosos ambientais, como grileiros, garimpeiros e madeireiros ilegais, que aproveitam o apagão da fiscalização para “passar a boiada”, ao melhor estilo “sallesiano”.

Falando em desmonte ambiental, Nabil Bonduki apontou na Folha que as consequências de longo prazo dessas ações podem ser desastrosas não apenas para o Brasil, mas também para o resto do mundo, especialmente no que diz respeito à crise climática. “Os crimes ambientais que o governo Bolsonaro vem cometendo são tão graves e muito mais duradouros que os praticados no enfrentamento da pandemia”.

Em tempo: O cientista Gilberto Câmara explicou para O Globo a situação dramática vivida pelo INPE, uma das instituições científicas de maior renome do Brasil, ameaçada pelo negacionismo do governo Bolsonaro. “Com a falta de boas notícias, [o governo] resolve amordaçar o INPE, que é um mensageiro independente”, disse o ex-diretor do Instituto, citando a confusão promovida pelo Planalto na semana passada, ao anunciar mudanças na gestão das informações sobre queimadas que tiraram o INPE da divulgação dos dados.

 

Leia mais sobre fiscalização ambiental no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 20 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar