Depois de enchentes históricas, China alerta para novos eventos climáticos extremos

China eventos climáticos extremos

Depois de chuvas torrenciais e inundações históricas na província de Henan, o governo da China está se preparando para lidar com novos eventos climáticos extremos nos próximos meses. O comentário foi feito pelo porta-voz da Administração Meteorológica da China, Wang Zhihua, durante reunião do Conselho de Estado sobre os últimos desastres naturais.

A Bloomberg deu mais detalhes sobre as projeções chinesas, que apontam para a possibilidade de enchentes em Pequim e Tianjin entre meados e o final de agosto. Além disso, novos tufões podem atingir o norte do país.

Ao mesmo tempo, as chuvas também estão causando problemas na Índia. Na Caxemira, região sob disputa com o Paquistão, dezenas de pessoas estão desaparecidas devido às enchentes-relâmpago desta 4ª feira (28/7). De acordo com a Reuters, ao menos quatro pessoas morreram. Na semana passada, o país contabilizou mais de 160 mortes causadas por inundações na região de Mumbai e no norte do país.

Outro local atingido por fortes chuvas é o norte da Itália. Mais de 60 pessoas tiveram de ser resgatadas por bombeiros do entorno do Lago Como, popular destino turístico no país, depois da água avançar sobre residências e hotéis. Em Cernobbio, os danos materiais foram consideráveis, com edifícios comprometidos e carros capotados e arrastados pela lama. Segundo o Independent, a previsão para os próximos dias é de mais chuva na região.

Em tempo: Será que estamos entrando em uma nova fase – mais devastadora – da crise climática? No Financial Times, Pilita Clark coloca essa questão ao comentar sobre o caos climático das últimas semanas no hemisfério norte. Muitos cientistas farão essa mesma pergunta nos próximos dias, enquanto milhares deles se reúnem para fechar o próximo relatório de avaliação do IPCC, programado para ser divulgado em agosto. Um dos tópicos que o documento pode abordar com mais detalhes do que em versões anteriores são os “pontos de inflexão” – ou seja, os limiares a partir dos quais efeitos mais negativos da mudança do clima serão inevitáveis.

 

Leia mais sobre China eventos climáticos extremos e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 29 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.