Fogo persiste e causa destruição nos EUA e na Europa

incêndios florestais EUA Europa

“Cenas apocalípticas”, descreveu o Guardian sobre a situação da Grécia, país que sofre há uma semana com incêndios florestais históricos. Atenas está cercada pelo fogo, com as chamas avançando em áreas residenciais nos arredores da capital grega. Um bombeiro voluntário morreu neste sábado (7/8) durante operação de combate ao fogo no parque nacional do Monte Parnitha, uma das últimas grandes florestas remanescentes na região de Atenas.

Na região do Peloponeso, as imagens também são dramáticas: em Mani Oriental, a vice-prefeita Eleni Drakoulakou afirmou que quase 70% da cidade foi consumida pelo fogo. “É uma catástrofe bíblica”. A situação é similar nas ilhas gregas: em Eubélia, a 2ª maior do país, o fogo dividiu a ilha em dois, isolando comunidades ao norte. Milhares de moradores e turistas foram retirados pela Guarda Costeira por conta do risco das chamas avançarem sobre residências e hotéis. Associated Press, Reuters e RFI deram mais detalhes. Aqui no Brasil, G1 e Veja também abordaram essa notícia.

O fogo também causa problemas na Rússia. De acordo com a Associated Press, mais de 1,1 milhão de hectares de vegetação foram queimados na região de Sakha-Yakutia, no noroeste da Sibéria. Dezenas de pessoas foram evacuadas para fugir do fogo, que se alastra por conta do tempo quente e seco e dos fortes ventos. Na 6ª feira (6/8), o presidente Vladimir Putin sobrevoou áreas afetadas pelo fogo na região de Chelyabinsk, nos Urais. O governo russo tem sido criticado pela demora no monitoramento e no combate ao fogo.

Já nos EUA, a Califórnia continua sofrendo com incêndios florestais massivos. No norte, o incêndio batizado de Dixie tornou-se o 2º maior da história do estado, responsável por queimar mais de 17 mil hectares de vegetação até agora. Na semana passada, o Dixie carbonizou o povoado de Greenville, patrimônio histórico da Califórnia erguido durante a corrida do ouro no século XIX. Mais de 5 mil bombeiros e brigadistas estão lutando contra o fogo somente neste estado. Ao menos oito pessoas seguem desaparecidas. AFP, NY Times e Reuters deram mais detalhes.

 

Leia mais sobre incêndios florestais e ondas de calor hemisfério norte no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 9 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.