Carla Zambelli desidrata projeto de mercado regulado de carbono

zambelli mercado de carbono

Carla Zambelli (PSL-SP), relatora do projeto de lei que pretende criar um mercado regulado de carbono, decidiu juntá-lo com outro que propõe a criação de impostos sobre o carbono. O resultado é tão pífio quanto a relatora. Ela deletou o imposto e retirou as partes mais relevantes da criação de um mercado de carbono.

Muita gente achava que ela teria ouvido as partes interessadas e estaria disposta a acelerar a aprovação do projeto original, tanto que o UOL e Poder 360 noticiaram na 5a feira passada que a Câmara aprovou o trâmite em regime de urgência. Até o site da moça tem uma nota da 4ª feira falando bem do projeto. Mas, no dia seguinte, Zambelli destruiu os sonhos de quem sonhava com um mercado de carbono interno.

Sabia-se que Guedes e sua turma não queriam que isso entrasse agora porque acham que teria um impacto na inflação, embora o projeto de lei previsse 5 anos até sua entrada em vigor. Com isso, nossas cimenteiras, siderúrgicas e outras indústrias continuarão a poluir impunemente. Ou, pelo menos até a Europa e outros países e blocos começarem a implantar tarifas de importação associadas às emissões dos produtos.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.