Transição verde entra no debate eleitoral de 2022

green new deal Brasil

Com a queda da popularidade de Bolsonaro e a desmoralização de sua política ambiental, alguns atores sociais começam a se mover no tabuleiro presidencial de 2022 tendo esse tema como um caminho possível para superar o atual presidente nas próximas eleições.

Rafael Garcia destacou n’O Globo a articulação de organizações ambientais e cientistas brasileiros para apresentar um plano de desenvolvimento econômico com metas socioambientais, junto com um programa de diretrizes para o clima e uma agenda de desenvolvimento para a Amazônia. As propostas foram apresentadas na COP26 no começo do mês, em eventos no Brazil Climate Action Hub, o estande da sociedade civil brasileira em Glasgow.

A primeira proposta, que sugere um Green New Deal para o Brasil, foca em 30 ações e estímulos econômicos para viabilizar uma retomada das atividades pós-pandemia sintonizada com as metas climáticas do país. A iniciativa foi encabeçada pelos pesquisadores do Instituto de Economia (IE)/UFRJ, Marcio Alvarenga Jr. e Lucas Costa, com colaboração de Carlos Eduardo Young.

Também na COPPE, Emílio La Rovere liderou esforços junto com o Instituto Talanoa para desenvolver a Iniciativa Clima e Desenvolvimento, um plano de retomada econômica com enfoque em acelerar a redução das emissões de gases de efeito estufa. Ele foi feito a partir de consultas a 300 especialistas e representantes da sociedade civil, com um comitê composto por nomes como a ex-ministra Izabella Teixeira e o embaixador Sérgio Amaral.

Por fim, a iniciativa Uma Concertação pela Amazônia apresentou na COP um plano de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, com ações detalhadas por tipo de ambiente (cidades, florestas preservadas, áreas consolidadas de agronegócio, e áreas de fronteira do desmatamento). O planejamento também foi feito a partir de um diálogo multistakeholder, com representantes de estados e municípios amazônicos, além da sociedade civil, empresas e Academia.

Resta agora fazer com que candidatos à presidência das inúmeras vias especuladas até agora encampem as propostas.

 

ClimaInfo, 23 de novembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

 

Errata

Na nota “Transição verde entra no debate eleitoral de 2022” (23/11/2021), citamos o pesquisador Carlos Eduardo Young, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como coordenador da iniciativa Green New Deal para o Brasil. Young colaborou com o trabalho, mas o estudo teve Marcio Alvarenga Jr. e Lucas Costa, também da UFRJ, como autores principais. Os três pesquisadores em questão estão associados ao Instituto de Economia (IE) da UFRJ, e não à COPPE-UFRJ, como dito no texto. O texto acima foi acertado em 24/11/2021.