Os sonhos de uma noite no mercado de carbono

Klima criptomoeda

A onda das criptomoedas chegou ao mercado de carbono após a Klima DAO comprar e aposentar 12 milhões de créditos de carbono da plataforma Verra/VCS. A aposentadoria dos créditos significa que a nova criptomoeda, chamada Klima, não serve para compensar emissões, pelo menos em princípio. Por estar em uma plataforma blockchain, a Klima garante segurança, mas introduz uma volatilidade até agora desconhecida. Não há, até o momento, como rastrear os offsets comprados por empresas para compensar suas emissões, a menos que sejam aposentados. Isso quer dizer que a empresa A pode comprar créditos de carbono e declarar que compensou suas emissões. E, no dia seguinte, vendê-los à empresa B para fazer o mesmo. A moeda Klima e seu blockchain evitam seu uso repetido para compensar emissões. Segundo uma matéria na página da BeZero Carbon, a expectativa é que esta parte não-offset do mercado cresça rapidamente. É interessante que a Klima DAO, pelo menos até agora, não usou a aposentadoria para compensar suas próprias emissões.

Ann Florini e Gordon LaForge escrevem no News Trust como garantir que mercados de carbono funcionem e representem uma real redução de emissões. Um dos pontos principais é que os projetos devem contar com a participação das comunidades no entorno das atividades, especialmente no caso de comunidades indígenas. E, em segundo, devem ser radicalmente transparentes. Poucos projetos até agora, seguem 100% estes princípios.

Em mais um exemplo de desejos maiores que a realidade, Rafael Vazquez, do Valor, conversou com o presidente da Orizon Valorização de Resíduos, Milton Pilão. Pilão enxerga um aumento exponencial da demanda por créditos de carbono na Europa e nos EUA, dentre outras, por conta do recente acordo para reduzir as emissões de metano. Cabe lembrar que, até o momento, a Europa não deu sinal algum de que seu mercado regulado voltaria a se abrir para créditos de carbono dos países de renda média, como Brasil, Índia e China. E os EUA não deram sinal algum de que se interessariam por qualquer crédito de carbono. Muita gente acha que Glasgow criou a demanda. Glasgow só começou a organizar a oferta.

 

ClimaInfo, de dezembro de 2021.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.