Diplomacia climática: EUA e Egito criam grupo de trabalho para COP27

EUA COP27

Os Estados Unidos e o Egito lançaram ontem um grupo de trabalho conjunto para iniciar os preparativos para a próxima cúpula sobre mudanças climáticas em novembro, a COP27, que será sediada pelos egípcios, registraram AP, Reuters, Um só planeta.

A Bloomberg informa que Alok Sharma, presidente da última cúpula climática das Nações Unidas organizada pelo Reino Unido em Glasgow (COP26), visitou o Vietnã e a Indonésia na semana passada. Os dois países estão buscando pacotes financeiros de países ricos que lhes permitam fazer a transição justa sem carvão. De acordo com a publicação, os debates da COP27 se concentrarão menos no aumento de metas para redução de emissões de carbono e mais na obtenção de financiamento climático para países em desenvolvimento – tanto para descarbonizar quanto para lidar com os impactos da emergência climática.

A Reuters complementa em outra reportagem que os ministros das Relações Exteriores da União Europeia pedirão ao principal diplomata do bloco que amplie os esforços sobre as mudanças climáticas em 2022, para ajudar a alcançar metas mais duras de redução de emissões de países individuais – o documento ainda será publicado.

 

ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.