Crise no Leste Europeu “rebaixa” o clima na agenda política global

crise Ucrânia Russia

A crise Rússia-Ucrânia-EUA está forçando uma mudança diferente de qualquer outra antes na geopolítica da Europa. A União Europeia está fazendo planos para uma ruptura permanente e de longo alcance com o petróleo e o gás russos.

The New York Times e Washington Post noticiam a estratégia planejada pela Comissão Europeia para a próxima semana visando acelerar a transição para as energias renováveis, para que a Europa nunca mais seja tão dependente da energia fóssil da Rússia para manter as suas casas aquecidas e suas fábricas funcionando.

O Wall Street Journal diz que Biden foca-se em uma crise de política externa que testará sua liderança no cenário mundial e, também, entre os norte-americanos divididos sobre o conflito e seus custos potenciais. Até então Biden procurou orientar sua presidência em direção às prioridades domésticas, principalmente a pandemia de coronavírus e a inflação que veio com uma forte recuperação econômica.

Em tempo: A queima de gás dispara no México prejudicando suas promessas para o Acordo de Paris, enquanto o país busca aumentar a produção de petróleo, registra Reuters.

 

ClimaInfo, 24 de fevereiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.