“Barões do ouro”: deputado usou helicóptero de empresa ligada a garimpo ilegal

deputado helicótero garimpo ilegal
Reprodução UOL

As investigações sobre a atuação de um grupo empresarial com o garimpo ilegal na Amazônia mostraram indícios das relações entre os “barões do ouro”, como foram batizados pela imprensa, com políticos com conexões com os altos escalões do poder público no Brasil.

No UOL, Ruben Berta revelou que o deputado estadual Rodrigo Bacelar, ex-secretário do governador do Rio de Janeiro e pré-candidato à Assembleia Legislativa do estado, Cláudio Castro, utilizou um helicóptero de propriedade da empresa Zocar Rio Caminhões, investigada pela Polícia Federal na operação Ganância, para se deslocar para eventos políticos.

A aeronave em questão é um helicóptero de matrícula PR-BLK, apreendido pela PF na semana retrasada, que também teria sido utilizado pelo empresário Márcio Macedo Sobrinho, dono da Gana Gold. Macedo teria conexão com um dos sócios da Zocar Rio, Domingos Dadalto Zoboli, detido pela PF e liberado sob fiança. A assessoria do deputado Bacellar justificou que o uso do helicóptero teria acontecido por conta de amizade dele com o irmão de Domingos, Marcos, outro sócio da Zocar Rio.

Ainda sobre as investigações, a Folha informou que a PF está mirando as operações de compra e venda de ouro da Gana Gold, atual M.M.Gold, para identificar outros atores envolvidos no esquema. Além disso, os investigadores querem estabelecer o quanto de ouro ilegal, especialmente de Terras Indígenas na Amazônia, foi efetivamente comercializado pela empresa. Cerca de R$ 16 bilhões foram movimentados pela Gana Gold entre 2019 e 2021.

Em tempo: O Estadão publicou imagens aéreas que mostram o retorno das balsas de garimpo ao rio Madeira, pouco mais de seis meses após o caso viralizar nas redes sociais e virar (mais) um escândalo internacional para o Brasil. Por ora, são poucas embarcações, uma do lado da outra, entre os municípios de Manicure e Humaitá (AM). A PF confirmou que foi informada da situação e que está acompanhando a movimentação dos garimpeiros no Madeira. No ano passado, os agentes federais destruíram mais de 130 balsas ilegais durante a operação para expulsar os garimpeiros da região.

 

ClimaInfo, 18 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.