Kerry sinaliza possibilidade de retomada de diálogo climático EUA-China antes da COP27

22 de setembro de 2022
John Kerry COP27
Linh Pham/Bloomberg

As desavenças políticas entre China e Estados Unidos seguem dificultando a retomada do diálogo bilateral na agenda climática. Ainda assim, para o enviado especial da Casa Branca para o clima, John Kerry, existe espaço para que os dois lados voltem à mesa de negociação e atuem conjuntamente na próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP27), em novembro. 

Participando de um evento em Nova York, no âmbito da Assembleia Geral da ONU, Kerry demonstrou esperança no diálogo com o governo chinês antes da abertura da COP: “Eu realmente espero que a China decida em algum momento nos próximos dias que vale a pena voltar a isso [cooperação], porque devemos isso à humanidade”. Kerry foi citado pela Bloomberg.

Em compensação, o tom de Kerry e de outro nome importante dos EUA na agenda climática, o do ex-vice-presidente Al Gore, sobre a atuação do Banco Mundial nesse tema foi menos otimista. Os dois demonstraram insatisfação com a gestão de David Malpass, indicado pelo ex-presidente Donald Trump em 2019 para o comando da instituição, por sua política de financiamento que segue privilegiando projetos envolvendo combustíveis fósseis.

Enquanto Kerry disse que as instituições financeiras internacionais precisam “mudar” para apoiar a transição energética, Gore foi mais direto e chamou Malpass de “negacionista da crise climática”. Financial Times, NY Times e Reuters deram mais detalhes sobre as reclamações contra o Banco Mundial.

Já a Bloomberg destacou o “cano” dado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, em um encontro na sede da ONU em NY para discutir ação climática. Enquanto a Casa Branca tenta diminuir o desconforto, negociadores e observadores temem que a ausência de Biden colabore para esvaziar o debate de alto nível sobre clima na véspera da COP27.

Em tempo: Bloomberg e Financial Times alertaram para a movimentação de megabancos como JPMorgan Chase e Morgan Stanley para deixar a Glasgow Financial Alliance for Net Zero, uma aliança criada na COP26, no ano passado, para alinhar as grandes instituições financeiras e bancárias do mundo em torno das metas climáticas do Acordo de Paris. A motivação, de acordo com as reportagens, é o temor de se tornarem legalmente vulneráveis – passíveis de processo judicial – caso os requisitos de descarbonização da aliança não sejam cumpridos.

 

ClimaInfo, 22 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar