Análise da ONU sugere suspensão de pagamentos de dívida externa do Paquistão por enchentes

27 de setembro de 2022

Um memorando do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), ao qual o Financial Times teve acesso, sugere que o Paquistão deveria buscar a suspensão do pagamento de sua dívida externa e a reestruturação de seus empréstimos depois das inundações históricas que arruinaram o país no último verão. De acordo com a proposta, esboçada, mas ainda não divulgada formalmente, o governo paquistanês pode argumentar que a gravidade do evento “alimentado pela crise climática” impede que o país mantenha suas responsabilidades financeiras internacionais.

Um dos alvos potenciais dessa ação é a China, maior credor internacional do Paquistão. Nos últimos anos, Pequim intensificou sua presença no país por meio de projetos de infraestrutura associados à Iniciativa Belt & Road, que financia obras de infraestrutura mundo afora.

Pela proposta, a suspensão do pagamento da dívida externa permitiria ao Paquistão garantir recursos imediatos para apoiar os esforços de reconstrução pós-enchentes, bem como iniciar um trabalho de adaptação de suas infraestruturas críticas à mudança do clima.

Em termos práticos, a proposta depende de uma costura política bastante delicada, que envolve não apenas governos credores, mas também instituições privadas e agências multilaterais como o Banco Mundial. De toda forma, a ideia de trocar dívida por recursos para ação climática não é nova – e certamente deve figurar na agenda de discussão entre os países na próxima Conferência da ONU sobre o Clima (COP27), que acontecerá no Egito em novembro.

Em tempo 1: “Quando as nações ricas se recusam a reconhecer que países como o Paquistão precisam de reparações climáticas, elas não apenas fogem de sua responsabilidade agora, mas abrem um precedente de inação e impunidade, mesmo dentro de suas próprias fronteiras”, escreveu Mohammed Hanif na New Yorker. “Eles parecem dizer: podemos lhes dar algumas milhares de barracas para abrigar seus milhões, ou jangadas para flutuar sobre o que costumavam ser aldeias autossustentáveis, mas não devemos nada a vocês. Se acontecer conosco, parecem dizer os países ricos, não passaremos fome. Podemos sempre comer vocês”.

Em tempo 2: Para quem tem alguma dúvida sobre a questão de compensação por perdas e danos, um dos temas quentes da COP27, vale a pena conferir o Q&A feito pelo Carbon Brief.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar