Estudo: seca poderá afetar 80% dos brasileiros em 30 anos

crise climática Brasil seca
Pixabay / Luis Iranzo Navarro-Olivares

Um novo estudo mostra que, nas próximas três décadas, de 80% a 100% da população de Brasil, China, Etiópia e Gana, e metade da população da Índia, serão afetadas por secas severas e duradouras causadas pelo aquecimento do planeta. A pesquisa foi publicada na revista científica Climate Change e reportada no Brasil no Poder 360 e iG.

Os seis países foram selecionados por terem tamanhos e níveis diferentes de desenvolvimento, além de estarem distribuídos em três continentes e contarem com alta diversidade de habitats e biomas.

O principal autor da análise, Jeff Price, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, reforça que o risco existe mesmo com um aquecimento de 1,5ºC, limite estabelecido pela ciência para a humanidade lidar com os impactos climáticos, mas distante de ser obtido pelas promessas dos países.

Segundo Price, quanto mais alta a temperatura, mais graves serão as consequências, incluindo aquelas sobre rendimentos agrícolas que sofrem fortemente com o estresse hídrico, como acontece no Brasil.

Em tempo: O Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU está preocupado com restrições contra a sociedade civil durante o maior evento da mesma Organização das Nações Unidas, a COP27, que neste ano acontece no Egito. Em comunicado, o órgão diz que vê com alarme ações que possam cercear a atuação de ONGs, como atrasos injustificados na concessão de visto e um incremento coordenado no preço dos hotéis, e que grupos egípcios já sofreram intimidações por cooperarem com a ONU. O Egito é conhecido por reprimir severamente questionamentos provenientes da sociedade civil e de jornalistas, e o Alto Comissariado teme que ativistas climáticos possam ser o próximo alvo.

 

ClimaInfo, 10 de outubro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.