Comissão da Câmara pede CPI para investigar assassinatos no Vale do Javari

Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips
Reprodução redes sociais

A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanhou as investigações sobre os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips no Vale do Javari aprovou na última 4ª feira (30/11) seu parecer. O documento destaca a “omissão planejada do governo [federal] em favor do crime organizado” na região e pede a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprofundar a análise sobre os crimes e a situação dos Povos Indígenas.

De acordo com a deputada Vivi Reis (PA), relatora da comissão, as investigações da Polícia Federal e da Polícia Civil do Amazonas ainda não esclareceram o que motivou o crime e quem são seus mandantes. “Até o momento, não foi dada uma resposta adequada e não vamos deixar que um tão repugnante crime caia no esquecimento. É preciso fazer justiça e honrar a memória de Bruno e Dom”, disse.

O relatório ressalta a necessidade de investigações mais profundas sobre a relação entre grupos criminosos e a pesca ilegal no Vale do Javari. O texto lembra também que Rubens Villar Coelho, vulgo “Colômbia”, o principal suspeito de ser o mandante dos assassinatos, está em prisão domiciliar desde o mês passado, depois de ser solto pela Justiça. Aliás, depoimentos de indígenas dão conta de que a violência contra eles recrudesceu desde então.

“Está nítida a existência de associações que não financiam apenas a pesca ilegal, mas que também podem estar utilizando essa prática para lavagem de dinheiro proveniente de tráfico internacional de drogas”, assinalou a relatora.

Amazônia Real e Metrópoles deram mais informações.

Em tempo: Também na Câmara, a comissão externa de Direitos Humanos e minoria aprovou seu relatório final sobre a situação da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O grupo analisou a condição das comunidades indígenas na reserva, afetadas por graves violações de Direitos Humanos nos últimos tempos. O documento destaca as evidências de corrupção no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, que deixou mais de 10 mil crianças indígenas sem medicamentos importantes, e apresenta algumas medidas para ampliar a proteção dos Direitos Indígenas pelo próximo governo federal como, por exemplo, uma proposta de emenda constitucional que proíbe a exploração mineral em suas terras sem o consentimento expresso das comunidades indígenas, com a atividade vedada para não-indígenas. A notícia é do g1.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.