Comissão da Câmara pede CPI para investigar assassinatos no Vale do Javari

1 de dezembro de 2022
Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips
Reprodução redes sociais

A comissão especial da Câmara dos Deputados que acompanhou as investigações sobre os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips no Vale do Javari aprovou na última 4ª feira (30/11) seu parecer. O documento destaca a “omissão planejada do governo [federal] em favor do crime organizado” na região e pede a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para aprofundar a análise sobre os crimes e a situação dos Povos Indígenas.

De acordo com a deputada Vivi Reis (PA), relatora da comissão, as investigações da Polícia Federal e da Polícia Civil do Amazonas ainda não esclareceram o que motivou o crime e quem são seus mandantes. “Até o momento, não foi dada uma resposta adequada e não vamos deixar que um tão repugnante crime caia no esquecimento. É preciso fazer justiça e honrar a memória de Bruno e Dom”, disse.

O relatório ressalta a necessidade de investigações mais profundas sobre a relação entre grupos criminosos e a pesca ilegal no Vale do Javari. O texto lembra também que Rubens Villar Coelho, vulgo “Colômbia”, o principal suspeito de ser o mandante dos assassinatos, está em prisão domiciliar desde o mês passado, depois de ser solto pela Justiça. Aliás, depoimentos de indígenas dão conta de que a violência contra eles recrudesceu desde então.

“Está nítida a existência de associações que não financiam apenas a pesca ilegal, mas que também podem estar utilizando essa prática para lavagem de dinheiro proveniente de tráfico internacional de drogas”, assinalou a relatora.

Amazônia Real e Metrópoles deram mais informações.

Em tempo: Também na Câmara, a comissão externa de Direitos Humanos e minoria aprovou seu relatório final sobre a situação da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O grupo analisou a condição das comunidades indígenas na reserva, afetadas por graves violações de Direitos Humanos nos últimos tempos. O documento destaca as evidências de corrupção no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami, que deixou mais de 10 mil crianças indígenas sem medicamentos importantes, e apresenta algumas medidas para ampliar a proteção dos Direitos Indígenas pelo próximo governo federal como, por exemplo, uma proposta de emenda constitucional que proíbe a exploração mineral em suas terras sem o consentimento expresso das comunidades indígenas, com a atividade vedada para não-indígenas. A notícia é do g1.

 

ClimaInfo, 2 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar