O “novo anormal”: clima em 2022 foi menos extremo que o dos últimos anos

11 de dezembro de 2022
eventos climáticos extremos
AP / Gerald Herbert

Os desastres climáticos deram o tom do noticiário internacional em 2022. O calor intenso na Índia, as chuvas torrenciais no Paquistão, a seca histórica na Europa e na China, incêndios florestais, deslizamentos de terra, inundações…

Mesmo com tanta destruição, o balanço final de 2022 é positivo em relação ao do ano passado, com uma queda nos prejuízos acumulados pelo clima extremo em todo o mundo, como assinalou a Swiss Re no começo do mês. Mas essa queda é ilusória. Ou, como bem colocou a Associated Press, é o “novo anormal”.

“Quase nos acostumamos com os extremos. E este ano, em comparação com muitos anos no passado, seria considerado bastante intenso, mas em comparação com os anos mais extremos, como 2017, 2020 e 2021, ele parece [ter] um ligeiro ajuste para baixo”, afirmou o meteorologista Adam Smith, da Administração Nacional Atmosférica e Oceânica (NOAA) dos Estados Unidos. “Estamos apenas nos acostumando com isso, e essa não é uma boa maneira de avançar para o futuro”.

Para efeito de comparação, na década de 1980, os EUA tinham em média um desastre climático com prejuízos de bilhões de dólares a cada 82 dias; agora, isso acontece a cada 18 dias. Ou seja, 2022 foi um “novo anormal” dentro de um contexto de normalidade climática cada vez mais desastroso.

Em tempo: O Estadão fez uma reportagem abrangente sobre o relatório recente da Organização Meteorológica Mundial acerca dos efeitos da mudança do clima na segurança hídrica. Especialistas brasileiros comentaram sobre as conclusões do estudo e apontaram para riscos específicos aos quais o Brasil está mais exposto, especialmente a redução de disponibilidade de recursos hídricos no futuro.

 

ClimaInfo, 12 de dezembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar